Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boletim da pandemia

PR tem mais duas mortes por Covid-19; Sesa muda método de notificação

AEN-PR
28 abr 2020 às 17:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria de Saúde do Paraná) divulga novo informe sobre a situação da Covid-19 no Estado. Até a terça-feira (28), 1271 pessoas foram confirmadas com a doença, 85 a mais que o dia anterior. Dos casos confirmados, 851 pacientes estão recuperados e liberados do isolamento. Mais dois morreram por consequência da Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 77 casos fatais no Paraná.

A partir desta terça, a Sesa passa a utilizar o critério de confirmação clínico/epidemiológico. Para a confirmação nesse critério, a pessoa deve ter tido contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para Covid-19 nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até então, os diagnósticos eram feitos por meio de exames laboratoriais, método RT-PCR, e testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Srag

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todo o país

Imagem de destaque
Leonardo Riella

Comandado por brasileiro, transplante de rim de porco a paciente vivo usou técnica ganhadora do Nobel


O método RT-PCR analisa se o organismo do paciente está com o vírus e, por isso, é aplicado nos primeiros dias de sintomas. Nos testes rápidos, a verificação é para saber se a pessoa já teve a doença e o organismo produziu anticorpos. Esses testes utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser feitas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos.

Publicidade


Como a Covid-19 exige notificação imediata, os resultados individuais de todos os testes rápidos deverão ser informados, positivos ou negativos. Para isso, é preciso notificar o caso no novo Sistema Estadual de Notificação.


Mais confirmações

Publicidade


O total de óbitos de residentes no Estado chegou a 77. Nas últimas 24 horas, morreram uma mulher de 74 anos, residente de Guaíra, e um homem de 81, morador de Curitiba. Ambos estavam internados.


Ainda nesta terça, 123 municípios registram casos confirmados. Os novos 85 novos casos confirmados estão nos municípios de Amaporã (4), Assis Chateaubriand (3), Campo Mourão (3), Cascavel (4), Céu Azul (1), Cianorte (4), Cruzeiro do Sul (2), Curitiba (12), Francisco Beltrão (2), Guarapuava (3), Londrina (5), Marilena (5), Maringá (2), Nova Fátima (1), Paranavaí (6), Pinhais (1), Piraquara (1), Planaltina do Paraná (2), Prado Ferreira (1), Querência do Norte (5), Ribeirão do Pinhal (1), Santa Cruz de Monte Castelo (2), Santo Antônio do Caiuá (6), São João do Caiuá (2), Sarandi (1), Tamboara (2), Terra Rica (3) e União da Vitória (1).

A quantidade de pacientes que residem fora do Paraná segue a mesma: 15 confirmados e dois óbitos, conforme detalhamento no Informe Epidemiológico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade