O Paraná foi o estado do Sul com o melhor resultado na campanha de vacinação a poliomielite, com o índice parcial de 86,64% das crianças imunizadas. Dados preliminares do Programa Nacional de Imunização (PNI) também colocam o Estado em segundo lugar no país, atrás apenas de Pernambuco. Porém, municípios ainda mandam informações para o PNI e o resultado final só será conhecido na próxima semana.
Alcançaram a meta proposta pelo Ministério da Saúde, de vacinar 95% das crianças até 5 anos, 150 cidades paranaenses, enquanto muitas já passaram dos 90%.
A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite ocorreu no último sábado (16) e foi prorrogada somente até esta sexta-feira (22). A campanha é dividida em duas etapas para que os três vírus causadores da poliomielite (tipos I, II e III), que fazem parte da composição da vacina, sejam implantados no organismo e produzam anticorpos. "A segunda etapa acontecerá em 25 de agosto", disse a responsável pelo Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Miriam Woiski.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Doença – A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto contagiosa, caracterizada pela paralisia flácida, acompanhada de febre. Ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido. A doença se propaga principalmente por contato direto entre pessoas. Os principais fatores que favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional.