O Paraná foi o estado do Sul com o melhor resultado na campanha de vacinação a poliomielite, com o índice parcial de 86,64% das crianças imunizadas. Dados preliminares do Programa Nacional de Imunização (PNI) também colocam o Estado em segundo lugar no país, atrás apenas de Pernambuco. Porém, municípios ainda mandam informações para o PNI e o resultado final só será conhecido na próxima semana.
Alcançaram a meta proposta pelo Ministério da Saúde, de vacinar 95% das crianças até 5 anos, 150 cidades paranaenses, enquanto muitas já passaram dos 90%.
A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite ocorreu no último sábado (16) e foi prorrogada somente até esta sexta-feira (22). A campanha é dividida em duas etapas para que os três vírus causadores da poliomielite (tipos I, II e III), que fazem parte da composição da vacina, sejam implantados no organismo e produzam anticorpos. "A segunda etapa acontecerá em 25 de agosto", disse a responsável pelo Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Miriam Woiski.
Leia mais:

Paraná registra mais quatro mortes pela dengue com casos no Norte e Noroeste do estado

MPF instaura procedimento para investigar resolução do CFM sobre jovens trans

Consumo abusivo de álcool entre jovens prevalece no Brasil enquanto mundo vê redução

Em Londrina, cobertura vacinal contra a dengue não atinge 50%
Doença – A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto contagiosa, caracterizada pela paralisia flácida, acompanhada de febre. Ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido. A doença se propaga principalmente por contato direto entre pessoas. Os principais fatores que favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional.