O edital do novo concurso público da Secretaria Municipal de Saúde deve ser publicado ainda nesta semana. O processo será realizado pela Fundação de Apoio à Unespar, de Paranavaí. A instituição, contratada por meio de uma dispensa de licitação pela prefeitura, vai receber R$ 148 mil para preparar e aplicar as provas. O resultado da licitação foi publicado na edição de segunda-feira (6) do Jornal oficial do Município. Segundo o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, o município pretende contratar novos profissionais para os postos de saúdes e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Leste-Oeste, que já foi concluída mas aguarda pela compra de equipamentos e mobiliários e contratação dos funcionários. Conforme o secretário, o concurso deve ser realizado em maio na cidade. "A previsão é de que os novos servidores comecem a trabalhar no município em julho", destacou em entrevista ao Bonde nesta terça-feira (7).
Segundo El Kadri, serão contratados técnicos em raio-X, farmacêuticos, dentistas e médicos pediatras, ginecologistas, cardiologistas, infectologistas e clínicos gerais, além de plantonistas para as áreas da pediatria e clínica geral. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a prefeitura pretende contratar cerca de 50 novos funcionários. "Os profissionais vão atender nas unidades básicas que estão sendo reformadas ou construídas do zero e também nos pronto-atendimentos", adiantou a secretária Kátia Marcos Gomes.
Ela lembrou que a prefeitura precisa respeitar o quadro de vagas já existentes. "Convocamos os candidatos que passaram nos concursos já realizados e fizemos uma seleção de cargos que ainda precisam ser preenchidos", explicou. A secretária garantiu, ainda, que o município tem condições de custear a contratação dos novos servidores, apesar de não saber informar o impacto da criação das novas funções no orçamento municipal.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Histórico
O concurso público realizado pela Secretaria de Saúde em 2013 foi alvo de diversos questionamentos. O processo foi anulado em agosto daquele após recomendação do Ministério Público (MP) por causa de perguntas plagiadas nos testes, retiradas de outros processos seletivos. As provas haviam sido produzidas por servidores da Secretaria de Saúde. Sete deles foram suspensos pelo município no final do ano passado.
Já no início deste ano, o município divulgou a lista de candidatos que podem pedir a devolução da taxa de inscrição do concurso público.