Agentes combatem a dengue com inseticida
Durante a manhã deste sábado (2), seis equipes de agentes municipais de endemias, equipadas com UBV costais (ultrabaixo volume), popularmente conhecido como fumacê costal, vão dispersar inseticida de combate à dengue em todas as regiões com casos confirmados e suspeitos de dengue. Os trabalhos acontecem das 8h às 14h.
O objetivo da ação é eliminar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, através do trabalho nos pontos estratégicos. "Durante a semana, os agentes de endemias passaram retirando todo material que pudesse alojar os focos da dengue e, agora, vão fazer o bloqueio das casas com o uso do inseticida que mata o mosquito. Com isso pretendemos eliminar tanto os ovos quanto o mosquito adulto", explicou a coordenadora de endemias, Diana Martins.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Durante esta semana, os agentes municipais realizaram mutirões educativos em 20 áreas da cidade, o que totalizou mais de 20 mil atendimentos e fizeram trabalhos de limpeza e remoção dos focos e criadouros do mosquito em cinco localidades (Jardim Maracanã, Pinheiros, Santo André, Alexandre Urbanas e Paulista), o que somou mais de 5 mil imóveis.
Números da dengue
De janeiro até agora, o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registrou 3.349 notificações relativas à dengue, em que 745 casos da doença foram confirmados e outros 1.380 aguardam o resultado dos exames.