O curso "Capacitação na abordagem intensiva ao tratamento do fumante", que começou ontem e termina nesta quinta-feira (03), realizado pela Prefeitura de Londrina, tem como finalidade capacitar profissionais contra o tabagismo. Estão participando 110 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros.
A programação do curso, que está acontecendo na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), conta com apresentação dos profissionais do Inca e abordagens de trabalho em grupo para o combate ao tabagismo. O curso aborda temas relacionadas a complicações causadas pela nicotina em mulheres grávidas e a medicação para tratamento para quem quer parar de fumar.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, Regina Nascimento Amaral, segundo o Núcleo de Comunicação da Prefeitura, o curso vai capacitar os profissionais a trabalharem políticas públicas neste tema. "Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas e, por isso, é fundamental a rede pública dar atenção concreta ao tabagismo. Parar de fumar evita doenças graves, como câncer de pulmão, na laringe, enfisema pulmonar, entre outras", alertou.