Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
A partir desta terça

Prefeitura de Cambé amplia vacinação contra a dengue para público de 10 a 14 anos

Redacão Bonde com Prefeitura de Cambé
11 mar 2024 às 19:37
- Edu Kapps/SMS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta terça-feira (12), a Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, vai ampliar a faixa etária de vacinação contra a dengue e imunizar crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A aplicação das doses ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – com exceção a do Ana Rosa. É só comparecer em uma Unidade, das 8h às 18h, com carteira de vacinação. Não há necessidade de agendamento.


A ampliação da faixa etária se dá pela baixa procura pela vacinação. Ao todo, o município recebeu 2.676 doses para um público alvo de 8.310 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, em cerca de duas semanas, apenas 781 doses foram aplicadas. O município não vem medindo esforços para aumentar os índices, mas todos precisam fazer a sua parte. Além da vacinação durante toda a semana, no último sábado (9) foi realizada uma campanha também para atender este público. Porém, foram aplicadas só 123 doses imunizantes. A Secretaria destacou que a procura foi abaixo do esperado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito Conrado Scheller faz um apelo para a população aderir à campanha de vacinação contra a dengue. “Pedimos para que os pais, mães, avós, parentes e amigos, comuniquem as pessoas que têm crianças de 10 e 14 anos para levar os pequenos para vacinar. Juntos nós vencemos a pandemia da Covid, oferecemos a vacina e teve a adesão. Pedimos para que tenha também contra a dengue. Essa é uma batalha conjunta, e cada um precisa fazer a sua parte. Nós vamos vencer esse mosquito da dengue”, expressou o prefeito.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


A vacina Qdenga

Publicidade


O imunizante contra a dengue Qdenga foi desenvolvido pelo laboratório Takeda Pharma, passou por todos os testes de segurança e foi aprovado pela Anvisa em março de 2023. A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 59 anos, tanto para quem já teve dengue, quanto para quem nunca foi infectado.


O laboratório contraindica a vacina para quem tem alergia a algum dos componentes, quem tem o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora, ou gestantes e lactantes.

Além disso, os estudos clínicos mostraram que pode haver reações leves, geralmente, dentro de dois dias após a injeção, como dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão no local de injeção, mal-estar, fraqueza e febre. (texto:  Vinicius Augusto Batista Eira/assessoria de imprensa da Prefeitura de Cambé)

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade