Os vereadores aprovaram, durante sessão extraordinária desta quarta-feira (18) da Câmara Municipal de Londrina, um projeto de lei, de autoria do Executivo, que doa um terreno de 5.490,44 metros quadrados para o Governo do Estado instalar na cidade a chamada "Casa do Aconchego".
O projeto, anunciado pelo governador Beto Richa (PSDB) em junho deste ano, pretende oferecer um local de descanso para moradores de pequenas cidades da região que vêm para Londrina passar por tratamentos médicos e não têm local para ficar.
O terreno doado fica no jardim Guararapes (zona leste), nas proximidades do Hospital Universitário (HU) de Londrina.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A "Casa do Aconchego" é um projeto piloto de Richa. Ou seja, ele será testado em Londrina. O Governo do Estado pretende investir R$ 2 milhões no prédio que receberá os pacientes. Os profissionais responsáveis pelos cuidados dos mesmos vão ser cedidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, cerca de 70 vans e ônibus de cidades da região vêm para Londrina diariamente, com centenas de pessoas que estão com consultar marcadas em alguma instituição ou unidade de saúde.