Londrina reabriu o agendamento para vacinar com primeira dose os idosos acima de 80 anos contra Covid-19. A partir das 19h de quinta-feira (4), de acordo com a secretaria Municipal de Saúde, este público pode acessar, o portal da prefeitura,e reservar o horário. Os atendimentos vão ocorrer de sexta (5) até a terça-feira (9).
Além dos idosos com mais de 80 anos, os profissionais de saúde de todas as idades também podem receber a primeira dose contra Covid-19. Os que já tiveram seus cadastros validados devem acessar o mesmo link e fazer o agendamento.
Conforme o o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a expectativa é que sejam vacinados até terça, nos dois polos de vacinação, 5.640 pessoas dos grupos prioritários. "A agenda está disponível para o Centro de Imunização na Zona Norte, com horários em todos esses dias. Na UBS do Jardim do Sol os horários de sexta e sábado esgotaram, então a agenda será aberta para segunda e terça-feira", explicou.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
A aplicação das doses contra Covid-19 é feita no Centro de Imunização na Zona Norte, instalado no prédio do CCI Norte (rua Luís Brugin, 570). O horário de funcionamento é das 8h às 19h. E na UBS (Unidade Básica de Saúde) do jardim do Sol (rua Via Láctea, 877), que atende das 7h30 às 18h30.
As vagas disponibilizadas para o Centro de Imunização são: 1.000 doses para sexta-feira (5), 1.500 para sábado (6) e 1.200 vagas para domingo (7). Na segunda (8) e terça-feira (9), são mil doses disponíveis em cada dia. A UBS do Jardim do Sol, que já esgotou os horários até sábado, terá 270 vagas para segunda (8) e outras 270 na terça-feira (9).
No total, a equipe técnica validou mais 3.685 cadastros de idosos acima de 80 anos. Desse total, 339 são acamados e serão atendidos em suas casas. Para vacinação domiciliar, a SMS entra em contato pelo telefone informado no cadastro e agenda o horário.
Trabalhadores de saúde
Na terça (9) e quarta-feira (10), houve o drive-thru para trabalhadores dos serviços de saúde entregarem seus documentos. Ao todo, a secretaria recebeu 3.418 envelopes, dentre 3.470 inscritos.
Todos os envelopes estão sendo avaliados individualmente pela equipe técnica. Segundo os critérios são confirmados, o cadastro é validado e fica disponível o agendamento. "Cada trabalhador de saúde que levou seus documentos deve acompanhar diariamente o site da Prefeitura, pois a cada validação é liberado o agendamento", orientou Machado.