Os 253 agentes comunitários de saúde (ACS) aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Municipal de Saúde estão passando por treinamento desde a última segunda-feira (1°). Hoje, cerca de 50 deles iniciaram seus trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina.
Os que começaram a trabalhar em campo já tinham o Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, que é ministrado pela Escola de Saúde Pública, do governo estadual. Este curso é obrigatório para o exercício da profissão. Aproximadamente 20% dos agentes já fizeram a capacitação porque trabalharam como servidores temporários para a Secretaria de Saúde.
Os demais profissionais vão passar pelo treinamento inicial que segue até o final da próxima semana. Eles foram divididos em três turmas, sendo que as duas primeiras começaram as aulas na segunda-feira (1°), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e devem encerrá-las nesta sexta-feira (5). A terceira turma começará as aulas na segunda-feira (8) e terminará na sexta-feira (12).
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Esta é a primeira fase do treinamento, que tem ao todo 20 horas. O curso completo será ministrado futuramente pela Escola de Saúde Pública e terá 440 horas de aulas. Depois de finalizada a primeira parte, os agentes podem começar a trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde.
O curso inicial contempla conteúdos referentes às diversas patologias crônicas como diabetes e hipertensão, visitas domiciliares, atendimento básico de recém-nascidos a idosos, assim como noções de ética e trabalho em equipe. As aulas estão sendo ministradas pelos profissionais da Coordenação de Educação, Estágio e Pesquisa e da Diretoria e Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.