Na próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início ao primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2013. O objetivo do levantamento é direcionar as ações dos agentes municipais de endemias no combate e controle do mosquito transmissor da dengue.
A Secretaria de Saúde pretende visitar aproximadamente 8.500 imóveis até sábado (12). De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, 179 localidades serão vistoriadas e 254 agentes estão envolvidos nos trabalhos, sendo que 23 deles são supervisores do Ministério da Saúde. "O primeiro LIRAa de 2013 é umas das ferramentas mais importantes para o controle do mosquito no decorrer do ano, pois essa época abrange o verão, período de férias e alto número de casos de dengue nacional", disse.
A expectativa é que o índice médio fique abaixo de 4%. No momento, os técnicos da Secretaria de Saúde trabalham em fase de ataque para eliminar o mosquito seja com o uso de produtos químicos ou através da remoção mecânica e ações educativas.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
De acordo com o cronograma, a pretensão é que a pesquisa de campo seja finalizada até a próxima quinta-feira (10), sendo que a partir de terça-feira (8) terá início a leitura das amostras coletadas e processadas em laboratório. Já a conferência e o processamento dos dados serão realizados a partir de sexta-feira (11).