Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais de mil pacientes

Prefeitura lança primeira fase do mutirão de próteses dentárias

Redação Bonde com N.Com
22 out 2019 às 09:17
- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para iniciar a I Semana Municipal de Saúde Bucal, a Prefeitura de Londrina lançou, nesta segunda-feira (21), o mutirão de próteses dentárias no município. A iniciativa da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deve beneficiar mais de mil pacientes, que atualmente aguardam em fila de espera por próteses totais da arcada superior e inferior.

O lançamento do mutirão ocorreu no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde os pacientes serão atendidos no decorrer do mutirão. O CEO fica localizado na avenida Duque de Caxias, nº 3.870.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Belinati citou que a cidade está vivendo um grande momento, com obras em todas as regiões e mais investimentos na ampliação dos serviços públicos. No evento, Belinati fez questão de deixar bem claro quais são os benefícios das próteses. "Elas vão conferir mais dignidade, o direito a sorrir, a possibilidade de comer um alimento mais duro, enfim, maior qualidade de vida para mais de mil pessoas, que estavam na fila à espera de menos sofrimento”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano

Imagem de destaque
Impasse

Dois meses depois de publicação do edital, obra da UPA Sol em Londrina segue em aberto

Imagem de destaque
Alerta

11 de abril é Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson: entendendo e enfrentando os desafios


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o mutirão de próteses dentárias será dividido em três etapas, sendo que a primeira delas iniciou nesta segunda-feira (21). "Em cada fase, serão fornecidas cerca de 360 próteses. Os investimentos totais são de aproximadamente R$200 mil em recursos próprios e abrangem os custos com recursos humanos, materiais odontológicos e laboratório de prótese”, detalhou.

Publicidade


Para garantir o atendimento de todos os pacientes selecionados para o mutirão de próteses dentárias, o CEO terá uma equipe extra atuando em horário diferenciado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 22 horas. Esses atendimentos irão se somar aos demais, em horário regular, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.


Segundo Machado, iniciativas como o mutirão de próteses dentárias são eficazes e retomam, na população, a expectativa de ter suas demandas atendidas.

Publicidade


Impactos - Além de agilizar o atendimento para as próteses dentárias e reduzir a fila de espera, o mutirão afeta diretamente na qualidade de vida dos pacientes, com a substituição de dentes faltantes.


Uma das pacientes que foi convocada para o mutirão é a senhora Aparecida Cardoso Gouveia, de 66 anos e moradora da Vila Filipin. Depois de quinze anos sem nenhuma prótese, ela finalmente conseguiu um par. Mas, em um momento de descuido, a inferior quebrou, e há um ano ela aguarda pelas novas próteses.

"Fui no posto de saúde, lá a dentista examinou e me disse que preciso de um novo par de próteses. Na semana passada me ligaram, e quarta-feira (23) venho ao CEO para fazer o molde. É importante participar desse mutirão, porque me sinto perdida sem a prótese. A gente não pode sorrir, é muito complicado para comer, faz mal para toda a saúde. Além de ser feliz, ter minha autoestima, eu vou ter uma boa saúde, então tomara que muitos também consigam suas próteses com esse mutirão”, comemorou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade