O prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou na manhã desta quinta-feira (29), em entrevista coletiva à imprensa em seu gabinete, o repasse de R$ 3,574 milhões para os hospitais de Londrina. A medida visa amenizar o problema enfrentado pelos unidades hospitalares, que na semana passada ameaçaram suspender o atendimento nos prontos-socorros, devido o atraso de quatro meses no repasse de verbas. O movimento pela paralisação reunia a Irmandade Santa Casa (Iscal), o Instituto do Câncer, o Hospital Evangélico e o Hospital Universitário (HU) .
Mas o impasse em relação a suspensão dos incentivos dos plantonistas especialistas e valores referentes às Autorizações de Internação Hospitalar (AIH's) ainda permanece. O prefeito adiantou que ele e sua equipe terão uma reunião em Brasília no dia 5 de novembro para tentar resolver este problema.
De acordo com a Prefeitura de Londrina, o acordo dos incentivos feito há cerca de dois anos é ilegal o que impede a continuidade do repasse. Os plantonistas recebiam R$ 6,34 por atendimento e com o acordo passaram a receber um incentivo. Sem ele, os médicos ameaçam deixar de atender. "Nós não temos rubrica orçamentária para fazer o repasse, mas vamos tentar encontrar um mecanismo que possibilite este incentivo", finaliza Barbosa.