Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Catarata na infância

Prevenção de problemas oculares começa na gravidez

Heloísa Prado
09 ago 2006 às 18:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A causa mais comum para o aparecimento da catarata é mesmo a senilidade, ou seja, o envelhecimento, mas existem crianças que já nascem com a doença. Mães que durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre de gestação, tiveram rubéola, toxoplasmose, infecções intrauterinas, citomegalovírus e sífilis podem passar a infecção para o feto e a criança pode nascer com problemas oftalmológicos, como a catarata. "O diagnóstico acurado e precoce é a chave para evitar complicações irreversíveis", afirma o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor-clínico do IMO, Instituto de Moléstias Oculares (IMO) de São Paulo.

Mundialmente, a catarata congênita tem uma incidência de 1 caso para cada 250 neonatos. Nos Estados Unidos, epidemiologistas estudaram a prevalência da catarata congênita, chegando a um resultado de 3 a 4,5 casos por 10.000 nascidos vivos. No Brasil, esse tipo de catarata é uma das causas mais freqüentes de cegueira na infância, respondendo por uma incidência de 5,5 a 12%. "Por ser uma causa comprovada de cegueira infantil e por requerer diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico imediato, a catarata congênita merece a atenção dos profissionais de saúde envolvidos no momento do nascimento do bebê", diz Centurion.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O principal sintoma da catarata congênita, bem como o de qualquer tipo de catarata, é a perda progressiva da acuidade visual podendo chegar à cegueira total, devida a evolução de uma membrana opaca que cobre o cristalino (opacificação). Entretanto, as conseqüências da doença nas crianças são mais complexas, caso a doença não seja tratada precocemente. "A principal alteração na visão infantil é a ambliopia, uma lesão irreversível decorrente da não-maturação sensorial das vias ópticas por falta de estímulo luminoso adequado. Outro sintoma que pode ocorrer pelo inadequado estímulo luminoso é o nistagmo, movimento oscilatório e/ou rotatório do globo ocular", alerta o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

Imagem de destaque
Tinha comorbidades

Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé


Para diagnosticar corretamente a catarata congênita é essencial que se faça um histórico da doença materna durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola, sífilis e citomegalovirose), uso de drogas durante a gestação e história familiar de catarata. Feito isso, inicia-se o exame da criança que deve consistir na realização de exames oftalmológicos básicoe e complementares. "É necessário uma junção de esforços de neonatologistas e oftalmologistas para que seja feita a triagem correta desses pacientes, visto que, na maioria das vezes, o diagnóstico da catarata congênita é feito tarde demais", diz o oftalmologista.

Publicidade


Tratamento - O tratamento da catarata congênita deve ser o mais precoce possível e dependerá de diversos fatores como a localização e intensidade da opacificação; grau de deficiência visual ocasionado; alterações oculares associadas e a idade da criança. oftalmologista Juan Caballero, que também integra o corpo clínico do IMO.


Nos casos de catarata total ou parcial com baixa acuidade visual, a cirurgia deve ser realizada o mais cedo possível (no máximo, antes de 12 semanas de vida). "O tratamento dentro do menor tempo possível evita a instalação de ambliopia irreversível", oftalmologista Juan Caballero, que também integra o corpo clínico do IMO.


Em algumas crianças, a acuidade visual obtida após a cirurgia é baixa, sendo necessária, ainda, a instituição de medidas de suporte e reabilitação, como estimulação visual precoce e uso de óculos durante a fase escolar.

(Com informações da AC do IMO)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo