Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Web shoppers

Produtos vendidos por drogarias lideram comércio na web

Redação Bonde
29 jul 2011 às 17:31

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Itens de saúde, beleza e medicamentos estão entre os mais vendidos pela internet, segundo o estudo Web Shoppers. O resultado se repetiu nos últimos três anos em que o levantamento foi realizado e sugere a consolidação do que, antes, era apenas uma tendência. Em comum, esses produtos são comercializados por farmácias e drogarias.

"Isso demonstra não apenas uma oportunidade de negócios, mas a obrigação que os empresários do setor têm de investir nessa modalidade de vendas", diz Danieli Junco, diretora da Injoy Blend, uma consultoria de marketing, gestão de processos e capacitação da área de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a especialista, neste momento, as vendas online e pelo telefone se tornaram requisitos básicos. "Não se trata apenas de expandir o mercado, embora este seja o objetivo principal, mas também da manutenção dos clientes", diz. O raciocínio é simples: A cada dia mais consumidores vão adotar a comodidade de realizar suas compras sem sair de casa. Se a sua farmácia não oferecer essa alternativa, eles vão procurar outra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Impacto econômico de R$ 10,4 bi

Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Problemas no estoque

Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas

Imagem de destaque
Novembro azul

Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses


Danieli ressalta, no entanto, que o delivery deve ser planejado com metas mais ambiciosas do que simplesmente oferecer uma opção a mais para clientes já estabelecidos. "É preciso cuidado para que o projeto não se transforme apenas em uma migração do comércio da loja para a internet", ensina.

Publicidade


Ela afirma que a freqüência do público dentro das drogarias facilita a fidelização e estimula a compra de outros produtos, por isso deve ser preservada. "O delivery é fundamentalmente uma ferramenta para a expansão das vendas e que, eventualmente, também será desfrutado pela clientela tradicional".


Para que esses resultados apareçam são necessárias atenção especial para a estratégia de divulgação e, principalmente, para a qualificação da mão-de-obra. "Os atendentes, o farmacêutico e a eficiência da entrega, têm papel fundamental, pois é por meio deles que o consumidor vai avaliar o serviço. Ao mesmo tempo é essencial identificar qual o público que a drogaria deseja agregar e preparar uma divulgação específica para essas pessoas", diz Danieli.


A diretora da Injoy Blend esclarece que essa preocupação não deve ser de exclusividade das grandes empresas. "Pelo contrário, as grandes redes já têm serviços estruturados e foram responsáveis por essa mudança de hábito de consumo. Agora é o momento das pequenas e médias se adequarem, pois elas ainda têm uma grande parcela de mercado para atender".

Porém, explica Danieli, é fundamental o planejamento. "Antes de iniciar o projeto é preciso um plano de negócios com metas bem claras e que leve em conta a área de atuação, tecnologias empregadas, necessidade de contratação de novos funcionários, revisão da tabela de preços, forma de pagamentos e o incremento projetado para o negócio", diz. E o ideal, segundo ela, é começar da maneira "mais prudente", principalmente considerando que as margens de lucro são baixas. É preciso levar em consideração que esse tipo de serviço estimula venda no cartão de crédito que previne a inadimplência, mas compromete a margem por conta das taxas do cartão. "Mas com objetivos bem definidos e organização é possível obter bons resultados e manter-se competitivo, agregando serviço e fidelizando clientes", finaliza Danieli (com Assessoria de Imprensa Injoy Blend).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo