Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Votação no Senado

Profissionais da saúde pública poderão ter piso nacional

Agência Senado
22 jul 2014 às 07:42

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) está pronta para votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) 8/2013, que estabelece piso salarial nacional para os profissionais que atuam em serviços públicos de saúde. De iniciativa do senador Gim (PTB-DF), a proposta conta com parecer favorável do relator, senador Paulo Bauer (PSDB-SC).

A PEC 8/2013 delega a lei complementar a definição sobre o piso nacional dos profissionais de nível superior e técnico que atuam na saúde pública. E atribui à União o dever de prestar assistência financeira complementar a estados, ao Distrito Federal e aos municípios para cumprimento dessa obrigação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao justificar a proposta, Gim assinalou a necessidade de valorização desses profissionais, o que repercutiria positivamente sobre os serviços de saúde prestados à população. E citou como referencial da medida a aprovação de pisos salariais específicos para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Assim como Gim, Bauer concorda que o conteúdo da PEC 8/2013 está em sintonia com as emendas Constitucionais nº 53, de 2006, e 63, de 2010, que estabeleceram os pisos nacionais para as duas categorias citadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
5 milhões de doses até o fim do mês

Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina


"A aprovação da presente proposta, além de representar providência que, com certeza, irá permitir o melhor fornecimento de serviços de saúde à população, representa passo totalmente consentâneo com o modelo do SUS, instituído pelo constituinte originário e, igualmente, em harmonia com a jurisprudência sobre a matéria.", avaliou Bauer.

Depois de passar pela CCJ, a PEC vai ser submetida a dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo