A equipe do Programa Multidisciplinar de Estudos em Prevenção e Assistência das Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids (Universidaids), da Universidade Estadual de Maringá, estará no Centro e Testagem e Aconselhamento Itinerante, que será montado no estacionamento do restaurante universitário, para orientação e teste rápido para o diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os atendimentos serão feitos na quarta-feira (3), das 9 às 16 horas, e quinta-feira, das 11 às 21 horas.
Os testes rápidos anti-HIV já são usados nos serviços de saúde desde 2004 com a mesma confiabilidade do exame tradicional, mas com a vantagem de necessitarem de pouca estrutura para a sua realização. Todo o processo é confidencial e os resultados são comunicados em atendimento individual.
Para realizar o teste, não é necessário agendar horário. Basta comparecer ao local.
Leia mais:
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
A iniciativa faz parte da adesão à campanha Fique Sabendo, que é uma mobilização nacional de incentivo ao teste de AIDS, visando a conscientizar a população sobre a importância do exame.
Atualmente, o Universidaids é coordenado pela professora Ione Takaki. O programa, que está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá, realiza essa ação em parceria com o Programa Municipal DST/Aids, da Secretaria de Saúde de Maringá. Durante a campanha também haverá distribuição de material informativo, na frente da Biblioteca Central, no campus universitário. Informações adicionais pelo fone 44 3011-4848.