Um programa está sendo desenvolvido na internet para auxiliar as pessoas a beberem menos por pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, junto com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos mostram que pode ser uma maneira eficaz para ajudar os que necessitam.
O programa chama "Bebermenos" e o é possível acessar por aqui. Além do Brasil, o projeto está sendo testado simultaneamente na Índia, México e Bielorrússia.
O programa "Bebermenos" oferece diversas ferramentas que ajudam as pessoas a parar ou reduzir o consumo de álcool. Por meio de um diário de consumo, o usuário do site percebe em quais os dias da semana e em quais situações ele perde o controle e bebe demais. Com essas informações, ele pode estabelecer metas semanais de consumo e receber e-mails de alerta para ajudá-lo a se lembrar delas, assim como a desenvolver estratégias para lidar com a vontade de beber e enfrentar situações de risco.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Um estudo inicial detectou uma redução média de 30% a 48% no consumo de álcool após seis semanas do início do uso do site. As vantagens deste tipo de intervenção são o fato de ser totalmente gratuito e de poder ser acessado em qualquer momento. Além de ser totalmente anônimo.