Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa brasileira

Projeto visa acompanhar mulheres tabagistas durante a gestacão

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
09 set 2014 às 14:19

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto de pesquisa desenvolvido pela Faculdade de Medicina (FM) da Unesp, visa acompanhar mulheres tabagistas durante o período gestacional e após o parto para aplicar intervenção baseada em sessões de aconselhamento.

O estudo, é conduzido por André Luís Bertani, do Programa de Pós-Graduação Fisiopatologia em Clínica Médica, com orientação da professora Irma de Godoy, da Disciplina de Pneumologia da FM.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com os principais órgãos de controle do tabaco, a prevalência de tabagismo reduziu consideravelmente nos últimos anos. A redução ocorreu principalmente entre os homens, enquanto as mulheres continuam fumando na mesma proporção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Segundo o estudo da FMB/Unesp, a mulher fumante está exposta aos mesmos riscos de doenças relacionadas ao tabagismo que ocorrem nos homens adicionados àqueles específicos à feminilidade, como menopausa precoce e infertilidade.

Publicidade


"A mulher fumante quando engravida e não consegue interromper o vício tem risco muito maior de ocorrência de uma série de complicações na gestação e também coloca em risco o feto/recém-nascido e a criança", salienta Bertani.


O projeto visa aconselhar as mulheres fumantes e será feito com apoio de um material exclusivamente produzido para orientar as gestantes sobre as consequências do tabagismo durante a gravidez, incluindo vídeo e manual.


"O período gestacional gera desejo de cessação espontânea do tabagismo, mas nossa intenção é aumentar a taxa de cessação neste período e contribuir para a manutenção da abstinência no pós-parto", acrescenta Bertani.


(Com informações unesp)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo