Quatro cidades do Paraná estão com epidemia de dengue. O número de casos de dengue teve nova alta no Paraná de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nesta terça-feira (15). Em uma semana, o número de casos confirmados da doença desde agosto de 2012 saltou de 478 para 667, alta de 39,5%, sendo 189 casos confirmados somente entre o dia 7 de janeiro e segunda-feira (14).
De acordo com a Sesa, as cidades de Peabiru, com 179 casos confirmados, São Carlos do Ivaí (149), Japurá (25) e Fênix (17) estão com epidemia de dengue. A condição epidemiológica é constatada em uma relação do número de casos confirmados e a população do município. Outras 28 cidades estão incidência grave da doença. Nesses municípios, a possibilidade de epidemia é grande devido ao alto número de focos identificados.
Londrina, com 28 casos confirmados, e Paranavaí, com 111 pessoas contaminadas, fazem parte da lista de municípios que estão com incidência grave de dengue. O alto índice de infestação em algumas cidades, segundo a Sesa, leva a crer que o número de casos confirmados da doença possa ser maior do que o divulgado neste boletim.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Do total de casos confirmados da doença no estado, 616 são autóctones, ou seja, foram adquiridos dentro do Paraná, enquanto o restante (51) foi importado. O número de casos entre agosto de 2012 e a segunda-feira é 118% maior do que o período de agosto de 2011 até a segunda quinzena de janeiro de 2012.