As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Ernani Moura Lima, San Izidro, Milton Gavetti e Mister Thomas, em Londrina, retomam o atendimento de rotina para a população no entorno a partir desta semana. Estas unidades eram exclusivas para casos respiratórios ou de vacinação contra a gripe. A imunização anti influenza prossegue na UBS da Vila Cazoni.
Agora, os moradores da área de abrangência dessas unidades podem ir até elas para fazer o agendamento de consultas e exames, retirada de medicamentos, aplicação de vacinas, entre outras ações da Atenção Primária.
Já os pacientes com sintomas de Covid-19 podem procurar assistência em cinco UBSs da cidade: Guanabara, Bandeirantes, Chefe Newton, Maria Cecília e Vila Ricardo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Leia mais:
Organização Pan-Americana de Saúde afirma que há mais de 9.000 casos de oropouche nas Américas
Londrina recebe primeiro consultório do ‘Psicólogos Sem Fronteiras’ do Brasil
Santa Casa de Londrina completa 80 anos neste sábado
Casos de Covid continuam em alta no Brasil, mostra boletim da Fiocruz
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a mudança se deu conta da diminuição do número de casos Covid-19 registrados em Londrina nas últimas semanas. "Quando nós fizemos a alteração no sistema de saúde, com inclusão dessas quatro UBSs para atendimento respiratórios, a média era de 100 a 120 consultas por dia em cada unidade. Nas últimas semanas, esses números caíram para 15 a 20 consultas”, detalhou.
Ainda de acordo com o secretário, a mudança do cenário epidemiológico é resultado da campanha de vacinação contra Covid-19. "Quanto mais pessoas vacinadas, maior a redução do número de casos, de pacientes internados, do índice de positividade, entre outros indicadores que acompanhamentos todos os dias. Temos quase 300 mil londrinenses imunizados com dose única ou primeira dose, quase 60% da população elegível para receber a vacina. A vacinação tem surtido o efeito esperado”, frisou.