O coordenador geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior, se reuniu nesta sexta-feira (1) pela manhã com o prefeito Alexandre Kireeff e com o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, para discutir a implementação do projeto de saúde bucal para Londrina. A intenção é ampliar a rede odontológica do município para atender um maior número de pessoas.
Durante a reunião, foi discutida a ampliação do número de equipes de saúde bucal e melhoria de equipamentos para os consultórios odontológicos. Ao todo, existem 45 clínicas e 23 equipes de saúde bucal em Londrina. Outro assunto levantado foi com relação ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), visando obter mais recursos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
O coordenador Gilberto Pucca Junior afirmou que o Ministério da Saúde irá auxiliar. "Vamos expandir as equipes de Saúde Bucal, trazer equipamentos odontológicos e aumentar o acesso dos usuários do SUS aos tratamentos odontológicos para atenção básica."
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
O chefe do executivo, Alexandre Kireeff, manifestou total apoio no que for preciso para que o planejamento para saúde bucal funcione de forma efetiva. "Nós estamos tomando medidas imediatas para reconstruir o sistema de saúde. Nossa proposta é agregar rapidez, atenção e objetividade para Londrina".
O secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, informou que foi pactuada a vinda de um técnico do Ministério de Saúde para contribuir com o planejamento das ações realizadas para o setor odontológico.
Esteve presente o diretor da clínica odontológica universitária da UEL, José Roberto Pinto. Ele informou que o setor é um dos maiores prestadores do serviço na área e trabalhará em parceria com os órgãos competentes auxiliando o Ministério e a Prefeitura.