A partir da próxima segunda-feira (15), as escolas da rede municipal de ensino promoverão a Semana do Movimento e Saúde. Profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação promoverão diversas atividades com os alunos da educação infantil e ensino fundamental com o objetivo de conscientizar as crianças e suas famílias sobre a importância de manter hábitos saudáveis para buscar uma melhor qualidade de vida e evitar doenças.
Juntamente com a equipe pedagógica de cada escola municipal, os professores de Educação Física desenvolverão atividades como palestras, brincadeiras, atividades lúdicas e gincanas que visam explorar o eixo "movimento e saúde", integrante do currículo da disciplina de Educação Física.
De acordo com o gerente de Ensino Fundamental, Junior Cesar Dias de Jesus, "o objetivo é ressaltar a importância do cuidado com a saúde desde o momento em que a criança está na escola e, a partir das ações da escola, fazê-la se interessar por hábitos saudáveis." Para isso, a Secretaria de Educação conta com a participação ativa não só dos alunos, mas de suas famílias, conscientizando-as sobre a importância dos hábitos saudáveis e do combate ao sedentarismo.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Outro objetivo, de acordo com o gerente de Ensino, é dar um novo significado à coleta de dados antropométricos (peso e altura) dos alunos da educação infantil e ensino fundamental, que é feita anualmente pelos professores de Educação Física.
Durante as atividades da Semana do Movimento e Saúde, os profissionais utilizarão os dados coletados para demonstrar aos alunos o que eles significam para a sua saúde.