Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sua saúde

Rede pública oferece teste rápido e tratamento gratuito contra HIV

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
26 jun 2017 às 12:43
- Mateus Pereira / GOVBA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tratamento com antirretrovirais avançou muito nas últimas décadas, a ponto de o HIV ser considerado uma doença crônica, semelhante à hipertensão ou diabetes. O paciente pode conviver com o vírus por muitos anos, com carga viral efetivamente indetectável, mas nada disso significa que a proteção possa ser deixada de lado, avisa o enfermeiro Edvilson Cristiano Lentine.

O protocolo de diagnóstico para pessoas que se expuseram ao risco é buscar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O teste é gratuito e, na oportunidade, a pessoa também pode realizar exames de sífilis e hepatites B e C, todas infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todos os testes são rápidos e os resultados saem na hora, mas existem "janelas imunológicas" nas quais os vírus não são detectados. "Normalmente [e no caso específico do HIV], é de até 30 dias após a infecção, mas pode variar de acordo com o indivíduo", explica a médica da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde Fátima Tomimatsu.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


Quando a procura é por risco de exposição imediata, ocorrida há no máximo 72 horas, o paciente faz o exame e, se der negativo, recebe medicamentos para 28 dias, na chamada profilaxia pós-exposição, para evitar um possível contágio. Se a procura é para sanar uma dúvida de possível infecção ocorrida no passado, o paciente passa pelo exame e, se a sorologia for positiva, inicia o tratamento. Para o primeiro caso, também é possível recorrer ao Hospital Zona Norte.

O coquetel antirretroviral é fornecido gratuitamente e reduz a quantidade de vírus a uma quantidade indetectável – mas ele não desaparece do organismo. "A carga viral indetectável é importante para a qualidade de vida da pessoa. Mas a pessoa tem de continuar usando preservativos: seja para evitar a proliferação, seja para evitar o risco de outra doença sexualmente transmissível ou outro tipo de HIV", salienta Lentine.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade