A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, promove nesta quinta-feira (28), ações em prol da defesa da saúde da mulher e da redução da morte materna.
Será a partir das 14h30, no Auditório da Associação Médica de Londrina, na avenida Harry Prochet, 1.055. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. A programação marca o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna, celebrado amanhã.
Será exibido o filme "O Renascimento do Parto" lançado em 2013, que faz uma avaliação de como está a assistência obstétrica no Brasil, quais os principais problemas e dificuldades sobre os tipos de nascimentos no país, retrata os altos índices de cesariana e, também, mostra as dificuldades no sistema hospitalar para o parto humanizado.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
De acordo com a socióloga e assessora de planejamento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Elaine Galvão, o filme destaca a importância do parto natural e as condições para que a mulher possa escolher qual tipo de parto ela deseja. "O filme é para que ela seja bem informada de todos os procedimentos e orientada de todo o processo, desde a gestação até o puerpério", afirmou.
Após o filme haverá um debate com doula Marília Mercer, a enfermeira e obstetra Andrielle Martins e a médica Marlene Nonaka. Também terá o lançamento do "Almanaque D’elas", uma publicação com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre o que é o feminismo. A publicação foi produzida pela Rede Feminista de Saúde, em parceria com a Casa da Mulher Catarina e o apoio do Fundo Social Elas. O Almanaque será distribuído no local.
As ações contam com a parceria do Grupo Doulas de Londrina, Gesta Londrina e Rede Feminista de Saúde.
Programação:
14h30 – Exibição do filme "O ‘Renascimento do Parto" (2013)
16 horas – Debate
17 horas – Lançamento do "Almanaque D’elas"