02/07/20
19º/LONDRINA
PUBLICIDADE
Alerta

Redução no estoque de sangue preocupa a Sesa

A Secretaria da Saúde do Paraná alerta para a redução nos estoques de sangue para doação. Desde o mês passado o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, vem registrando queda no número de doadores e a consequente redução do estoque de sangue e hemocomponentes. Segundo a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, no período de férias e de pós-férias é normal haver esta queda, mas neste ano vem sendo acentuada.

Venilton Küchler/Sesa
Venilton Küchler/Sesa


"Estamos com muitas demandas, inclusive envolvendo pacientes com dengue, que desenvolvem processos hemorrágicos e que estão necessitando do uso concentrado de plaquetas”, disse Liana de Souza.

VACINA

A Secretaria da Saúde também orienta o público jovem e adulto para que faça sua doação de sangue antes de buscar a unidade de saúde para a imunização contra o sarampo e a febre amarela.

É que depois de receber as doses das vacinas é preciso cumprir um intervalo de 30 dias sem doar sangue. "Registramos uma queda nas doações junto ao Hemepar e por isso ressaltamos esta informação”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto. "Os dois atos, o de se vacinar e o da doação, são fundamentais para a saúde e para a vida, daí a necessidade de o doador ajustar as duas importantes ações. É imprescindível estar imunizado e a doação é uma das maiores demonstrações de amor ao próximo”, afirma ele.

ESTOQUE

Como exemplo na queda do estoque de sangue, a diretora Liana de Souza destaca que nesta semana o Hemepar está com apenas cinco bolsas de plaquetas, enquanto que o normal é ter em estoque cerca de 19.

São necessárias 10 doações para uma bolsa/dose de plaqueta por aférese, processo que retira uma única célula do sangue total, usada em pacientes com sangramento devido à doenças como leucemia e anemia”, explica.

Outro exemplo: normalmente são recebidos em média 120 doadores/dia, nesta semana a média foi em torno de 70. "Ainda não temos falta de sangue, mas estamos preocupados com a situação. Nosso apelo é para que o doador compareça, que um dos nossos 22 pontos de coleta no estado”, complementou Liana de Souza.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná é responsável pela coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná.
AEN-PR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim diário
Londrina registra mais uma morte por Covid-19 e 24 novos casos
02 JUL 2020 às 18h18
Recorde de mortes
Mais de 2 mil casos de Covid-19 são divulgados nas últimas 24h no PR
02 JUL 2020 às 16h53
Veja os cuidados!
Saiba se é seguro doar sangue durante a pandemia
02 JUL 2020 às 11h20
Pandemia
Brasil completa dez semanas de transmissão acelerada, mostram cálculos
02 JUL 2020 às 10h19
Saiba mais
Paraná vai participar de testes da vacina desenvolvida na China
02 JUL 2020 às 09h28
Continua a avançar
Coronavírus já chegou a 90% das cidades brasileiras, diz Ministério da Saúde
02 JUL 2020 às 08h56
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados