Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em 2017

Região de Londrina bate recorde de doações de órgãos, mas está em último lugar no ranking estadual

Fernando Buchhorn-Redação Bonde
16 fev 2018 às 15:27
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Macrorregional de Saúde do Norte do Paraná, que abrange as regionais de saúde de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana e Ivaiporã, registrou, em 2017, 73 doações de órgãos, um recorde. Entretanto, se comparada com as demais regiões do Estado, fica em último lugar no ranking, atrás das de Maringá, com 81 doações; de Cascavel, com 106; e de Curitiba, com 236 doações, totalizando 496 doações no Paraná.

As informações são do relatório Dados de Doações e Transplantes da Central Estadual de Transplantes (CET-PR) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que levanta dados comparativos de 2011 a 2017.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em relação ao número de transplantes, a macrorregião de Londrina realizou 207 operações com órgãos e tecidos de doadores mortos. Deste total, foram 179 operações de córnea, 26 de rim e duas de coração. Em relação ao Estado, estes números representam cerca de 20% dos procedimentos de córnea, 6% dos de rim e 5% dos de coração.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


Ogle Beatriz Bacchi, coordenadora regional da Organização de Procura de Órgãos (OPO), ligada à Central Estadual de Transplantes, explica que os números só são expressivos se comparados ao número de doações e transplantes no Estado e na região há 10 anos. Todavia, se comparados ao número de pessoas que esperam por uma doação, os dados ainda estão abaixo do necessário para suprir a demanda.

Publicidade


Para Ogle, no quesito transplante de córneas, a região teve bons resultados. O Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) realizou 162 operações; o Hospital Universitário (HU) fez 11 transplantes; o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Apucarana, realizou cinco; e o Hospital Evangélico de Londrina, uma operação.


No Paraná, mais de 2 mil pessoas aguardam por um transplante; mais de 1,1 mil esperam por rins, 300 delas na macrorregião de Londrina. Este último dado é seguido pela fila para um fígado (197 pessoas), córnea (39) e coração (19).

Publicidade


Em 2017, em todo o Paraná, foram registrados 1.111 notificações de morte encefálica e encaminhamentos para possíveis doações, 203 deles na região de Londrina. Destas 203 notificações, 36% resultaram em doação de órgãos, mas 47 famílias, o equivalente a 23%, não autorizaram a doação de órgãos do familiar após a morte e 29%, 59 casos, tiveram contraindicações médicas para doar.


O ano passado também foi de recorde de transplantes em todo o Estado. Foram transplantados 482 rins, 265 fígados, 39 corações e 22 pâncreas; 808 ao todo. Se comparado aos anos anteriores, o Paraná obteve um crescimento de 12,5% em relação a 2016 e de 340% em relação a 2010, quando foram transplantados 184 órgãos. Com esses números, o Estado se mantém como segundo no país com melhor desempenho na área de doação, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, atrás, apenas, de Santa Catarina.

Publicidade


Como se tornar um doador


Para ser um doador no Brasil basta informar a família sobre a intenção de doar os órgãos após a morte encefálica, ou seja, a interrupção irreversível das atividades cerebrais. Somente ela pode autorizar que o procedimento seja realizado.

Publicidade


São dois os tipos de doadores: doadores mortos, com morte encefálica confirmada, e doadores vivos, pessoas saudáveis que concordem com a doação de rim, medula óssea e parte do fígado ou do pulmão para um familiar. A doação para não parentes depende de autorização judicial.


O que pode ser doado?

Publicidade


Um único doador morto, dependendo das boas condições dos órgãos, pode salvar até dez vidas por meio das doações dos rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas, e tecidos como ossos, tendões, córneas, pele e valvas cardíacas. Os primeiros pacientes compatíveis que estiverem aguardando em lista única da Central Estadual de Transplantantes recebe os órgãos doados.


Avanços

A partir de 2018, o Paraná passa a fazer também o transplante de pulmão, a única operação ainda não ofertada no Estado. O procedimento ocorrerá em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade