O Governo do Estado entregou 38 UTIs Móveis para o Siate nesta segunda-feira (7), sendo que cinco unidades serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros para atendimento na região de Londrina.
Arapongas, Cambé e Rolândia foram contempladas com uma UTI Móvel para cada município. Já Londrina recebeu duas ambulâncias especializadas no atendimento às vítimas de traumas em vários níveis, desde uma fratura em ambiente doméstico até acidentes automobilísticos. Ao todo 27 cidades do Paraná serão beneficiadas.
Os veículos fazem parte de um pacote de 60 novas UTIs que o governo repassa ao Siate – outras 22 já foram entregues para Curitiba e região metropolitana.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Além de substituir unidades da atual frota, os novos veículos do Siate irão também ampliar o atendimento, levando UTIs Móveis para municípios que ainda não contavam com o serviço, como é o caso de Cianorte.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que as ambulâncias do Siate complementam o sistema da rede de urgência e emergência. "Uma rede para a qual estamos dando prioridade. Esta é uma parceria muito produtiva com os bombeiros, que prestam um serviço fundamental. Quem ganha, mais uma vez, é a população, com atendimento mais rápido e de qualidade", afirmou Caputo.
Durante a solenidade, também foi entregue ao Corpo de Bombeiros um caminhão-pipa no valor de R$ 586 mil, recursos do Fundo Especial de Segurança Pública do Estado.
"É o primeiro caminhão de um lote de 30 que chegarão até o final do ano com recursos do Funesp. Este ficará em Curitiba. Na medida em que os outros forem chegando vamos distribuir para o restante do Paraná", informou coronel Simiano.
Durante a solenidade no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa também a autorização para contratação de mais 210 bombeiros militares. Eles foram aprovados em concurso público e serão chamados já nos próximos dias para iniciarem a formação do Corpo de Bombeiros do Paraná.