O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (30) edital de pesquisas em HIV na Região Sul. Serão financiados até 49 projetos em 25 linhas temáticas. O público-alvo da chamada são universidades, instituições de pesquisa, serviços de saúde ou organizações da sociedade civil. Informações detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis no site www.aids.gov.br/chamadasdepesquisa. O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) são parceiros na iniciativa.
As linhas temáticas abrangem questões como: subtipos do HIV; co-infecções com hepatites B e C, HTLV-I e II, tuberculose e HPV; transmissão vertical do HIV, da sífilis, das hepatites virais e do HTLV; vulnerabilidade de vítimas de abuso sexual, crianças e adolescentes à epidemia; situação de extrema pobreza que envolve pessoas vivendo com HIV/aids; direitos humanos; usuários de drogas; feminização da aids; mobilidade de profissionais do sexo; e reações adversas à terapia anti-retroviral.
Também serão estudados: qualidade de vida, acesso aos serviços de saúde e adesão ao tratamento anti-HIV; comportamento sexual, prevenção e tratamento de pessoas com mais de 50 anos; cultura sexual da comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros); monitoramento da epidemia; implantação de projetos e sistemas específicos sobre aids; gestão governamental; experiências bem-sucedidas; impacto da reprodução assistida, entre outros.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
O intuito da chamada de pesquisas é aprimorar o conhecimento científico nas áreas de promoção, prevenção e assistência em aids e outras doenças sexualmente transmissíveis nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os interessados poderão enviar propostas por correio até o dia 14 de junho de 2007.
Para seleção e aprovação, serão considerados o mérito científico, a relevância, a adequação à proposta orçamentária, a estrutura institucional e a capacidade gerencial. O resultado da seleção será divulgado nos sites www.aids.gov.br e www.unodc.org.br. Além disso, todos os participantes da concorrência serão informados por ofício.