Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Richa lança Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas

Redação Bonde / Agência de Noticias
19 jun 2015 às 14:19

Compartilhar notícia

- Reprodução/ Orlando Kissner/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Beto Richa lançou nesta sexta-feira (19), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, que neste ano tem como tema "Internet e outras Dependências". A partir desta sexta-feira e até sexta da semana que vem (19 a 26), o Departamento Estadual de Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná irão promover, em todo o Estado, uma série de ações de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Além das drogas lícitas e ilícitas, o tema estabelecido pelo Paraná atenta, também, para o uso compulsivo da internet e dispositivos da informação, como computadores, notebooks, celulares. Haverá leilão de de bens apreendidos em operações de combate ao tráfico, mostra de projetos escolares, palestras e debates.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na solenidade, o governador Beto Richa falou sobre as iniciativas implantadas no Estado para prevenir e combater as drogas. Ele disse que a estruturação da Secretaria Estadual da Segurança Pública, com a contratação de mais policiais, aquisição de novas viaturas e investimentos em inteligência, tem sido decisiva para combater o tráfico de drogas no Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Imagem de destaque
Tratamento?

Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso

Imagem de destaque
Lamentável

58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior

Imagem de destaque
Alerta

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado


"Tivemos, no ano passado, uma apreensão recorde de mais de 100 toneladas de drogas ilícitas, um trabalho efetivo, que fez com que os índices de criminalidades caíssem em todo o Estado", afirmou Richa.

Publicidade


"Porém, tão ou mais importante do que o trabalho de repressão às drogas, são, justamente, a prevenção e a conscientização que esta semana propõe."


Richa enalteceu o trabalho conjunto entre as secretarias estaduais na prevenção, combate e no tratamento aos dependentes de drogas. Ele citou as ações da Saúde, nas áreas médica e psicológica; da Educação, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas; do Esporte e Turismo, com atividades que ajudam a afastar crianças e jovens do mundo das drogas, além da própria Segurança Pública, no trabalho de repressão ao tráfico de entorpecentes.

Publicidade


"A união de esforços é que tem feito a diferença no Paraná, pois permite a conscientização da população e mostra o quanto as drogas podem comprometer o futuro de nossos jovens", disse o governador. Ele lembrou, ainda, que Curitiba foi a primeira cidade brasileira a criar uma Secretaria Municipal Anti-Drogas, durante sua gestão como prefeito da capital.


O secretário da Segurança Pública de Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira, destacou a importância de debater este tema com a sociedade. "Esta semana de prevenção procura trazer luz às discussões sobre o uso e o abuso de drogas e de outras vertentes que possam levar a alterações psicológicas, como o uso abusivo de internet", disse.

Publicidade


SEMANA ESTADUAL – A Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas faz parte das atividades do Dia Internacional de Prevenção às Drogas, celebrado em 26 de junho. O tema estabelecido pelo Paraná atenta, também, para o uso compulsivo de tecnologias da informação e comunicação, como computadores, notebooks, celulares e outros dispositivos.


"Nossa intenção não é tirar o mérito dos benefícios da internet", afirma a diretora do Departamento Estadual de Políticas sobre Drogas, Rosane Neumann. "Queremos, porém, alertar a comunidade sobre como as relações sociofamiliares estão sendo afetadas pelo uso abusivo desses dispositivos", disse ela.

Publicidade


A educadora da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Cineiva Campoli Tono, explicou quando o uso excessivo de tecnologias merece atenção. "Algumas pessoas podem desenvolver uma compulsão em uso da internet, deixando de lado a convivência social, o lazer e outras atividades. Os benefícios da internet são evidentes. O problema, porém, é quando não há equilíbrio no uso dessas tecnologias", disse.


Ela ressaltou que o Paraná é pioneiro no desenvolvimento de políticas públicas de prevenção ao vício em tecnologias e também aos cibercrimes. Um exemplo é Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, que tem, em um de seus eixos, o debate sobre tecnologias e dignidade humana, com uma lista de ações de prevenção à dependência e aos crimes de internet.

Publicidade


PROGRAMAÇÃO – Dentro da programação Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas está um leilão de bens apreendidos em operações contra o tráfico de drogas, que será realizado na próxima terça-feira (23) na Cidade Industrial de Curitiba. Entre os bens a serem leiloados, encontram-se veículos e objetos de megatraficantes.


Os recursos arrecadados serão destinados a projetos na área de redução da demanda e da oferta de drogas. Além da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, também devem ser beneficiados com os recursos o Tribunal de Justiça do Paraná, o Ministério Público do Paraná e a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Publicidade


O secretário da Segurança Pública explicou que o leilão visa descapitalizar as organizações que atuam no tráfico de drogas. "É muito importante tirar o dinheiro das organizações criminosas, pois é o capital que faz com que elas se organizem e adquiram poder e influência no mundo do crime", disse.


Também estão previstas mostras de projetos escolares para prevenção ao uso de drogas nas escolas públicas e particulares, com orientação e apoio das secretarias municipais e de Estado da Educação e do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná. As ações prevêem, ainda, uma série de palestras e debates em diversas instituições do Estado, como universidades, igrejas e no Ministério Público.

Ao término da programação da semana, todas as ações serão compiladas em um dossiê produzido pelo Departamento Estadual de Políticas sobre Drogas, que irá divulgar as boas práticas de prevenção no Paraná. Textos e imagens das ações e boas práticas podem ser enviados ao e-mail [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo