Uma moradora de Rolândia, região metropolitana de Londrina, está com zika vírus. A mulher, que não está gestante, foi infectada durante viagem ao Mato Grosso (MT). A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o novo caso nesta terça-feira (23).
A paciente começou a apresentar sintomas no começo do mês, ainda enquanto estava no estado vizinho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher passa bem e por tratamento. "Estamos fazendo um trabalho intensivo na cidade, visando eliminar qualquer eventual foco do mosquito Aedes aegytpi por meio de ações de orientação, prevenção e combate", diz a nota da assessoria. Rolândia já registrou 12 casos de dengue, doença também transmitida pelo mesmo mosquito, somente neste ano.
A 17ª Regional de Saúde, que atende 21 municípios do Norte do Paraná, informou que há mais seis casos confirmados, sendo três em Lupionópolis, um em Londrina e dois em Jataizinho. "Em Londrina, o caso é importado, ou seja, a pessoa contraiu em uma viagem. Os de Jataizinho são autóctones - o mosquitou picou a pessoa no local onde ela mora", esclarece José Carlos Moraes, chefe da Vigilância em Saúde do órgão estadual.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Moraes enfatiza que a situação é de alerta e não descarta risco de epidemia. "Há várias regiões com alto índice de circulação do mosquito. Sendo assim, podemos, a qualquer momento, ter acréscimo de casos. É muito preocupante. Temos muitos casos suspeitos de dengue que, inclusive, podem esconder o zika vírus. Estamos investigando atentamente, colhendo amostras e fazendo exames", finaliza.