Nariz trancado, coriza e dor de cabeça: estes são os sintomas que nos levam a crer que estamos apenas resfriados. Porém, de acordo com a pneumologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Dra. Daniella Porfirio Nunes, muitas vezes pode acontecer a infecção bacteriana dos seios da face, que são cavidades nos ossos do rosto, popularmente conhecido como sinusite bacteriana.
"O termo mais correto é rinossinusite, sendo os principais sintomas congestão e secreção nasal. Existem três tipos mais comuns: 1) rinossinusite alérgica, que é uma alergia respiratória, tratada com controle ambiental e antihistamínicos/corticóides tópicos nasais; 2) rinossinusite viral, que faz parte do resfriado comum, tratada com sintomáticos, e é autolimitada, com duração de 7-10 dias; 3) e a rinossinusite bacteriana, que é a complicação mais comum do resfriado, caracterizada por persistência da congestão nasal além de 7-10 dias, secreção nasal purulenta (amarelada ou esverdeada), dores na face e até febre, sendo tratada com antibióticos", explica.
Segundo a médica, para evitar o problema, em relação à viral e à bacteriana, os cuidados tomados são os mesmos que devemos ter para evitar infecções respiratórias: lavar bem as mãos, proteger a boca com a mão ao tossir, manter ambientes bem ventilados, abrir as janelas de ônibus, evitar aglomerações, etc. Já a alérgica, aconselha-se evitar poeiras, mofo, cheiros fortes, fumaça cigarro, entre outros.
Leia mais:
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Muitas pessoas costumam confundir a rinossinusite com enxaqueca ou com rinite e faz sentido, pois os sintomas são parecidos. "A enxaqueca manifesta-se com dor de um lado da cabeça, forte intensidade, associada a enjoo, vômitos, fono e fotofobia (intolerância ao som e a luz), mas sem sintomas nasais; já a rinite, é a rinossinusite alérgica", completa (com Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa).