Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Problemas respiratórios

Saiba como evitar a rinossinusite

Redação Bonde
10 out 2011 às 15:43

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nariz trancado, coriza e dor de cabeça: estes são os sintomas que nos levam a crer que estamos apenas resfriados. Porém, de acordo com a pneumologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Dra. Daniella Porfirio Nunes, muitas vezes pode acontecer a infecção bacteriana dos seios da face, que são cavidades nos ossos do rosto, popularmente conhecido como sinusite bacteriana.

"O termo mais correto é rinossinusite, sendo os principais sintomas congestão e secreção nasal. Existem três tipos mais comuns: 1) rinossinusite alérgica, que é uma alergia respiratória, tratada com controle ambiental e antihistamínicos/corticóides tópicos nasais; 2) rinossinusite viral, que faz parte do resfriado comum, tratada com sintomáticos, e é autolimitada, com duração de 7-10 dias; 3) e a rinossinusite bacteriana, que é a complicação mais comum do resfriado, caracterizada por persistência da congestão nasal além de 7-10 dias, secreção nasal purulenta (amarelada ou esverdeada), dores na face e até febre, sendo tratada com antibióticos", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo a médica, para evitar o problema, em relação à viral e à bacteriana, os cuidados tomados são os mesmos que devemos ter para evitar infecções respiratórias: lavar bem as mãos, proteger a boca com a mão ao tossir, manter ambientes bem ventilados, abrir as janelas de ônibus, evitar aglomerações, etc. Já a alérgica, aconselha-se evitar poeiras, mofo, cheiros fortes, fumaça cigarro, entre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Muitas pessoas costumam confundir a rinossinusite com enxaqueca ou com rinite e faz sentido, pois os sintomas são parecidos. "A enxaqueca manifesta-se com dor de um lado da cabeça, forte intensidade, associada a enjoo, vômitos, fono e fotofobia (intolerância ao som e a luz), mas sem sintomas nasais; já a rinite, é a rinossinusite alérgica", completa (com Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo