Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Saiba por que a imunidade da vacina traz proteção superior à da infecção natural de Covid-19

Reinaldo José Lopes - Folhapress
19 mar 2021 às 10:40
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Adquirir imunidade contra a Covid-19 tomando uma vacina, além de ser muito mais seguro do que encarar uma infecção pela forma natural do vírus, também tem boas chances de trazer uma proteção até superior à produzida pela recuperação da doença. Trata-se de uma forma de imunidade literalmente "super-humana".


Não é preciso ser super-herói para adquirir esse tipo de imunidade -ela já foi verificada no caso de algumas vacinas que previnem infecções virais, como as contra o HPV (o qual, se não tratado, pode desencadear tumores genitais) e o causador da catapora, destacaram os especialistas americanos Dennis Burton e Eric Topol, do Instituto de Pesquisa Scripps, em artigo publicado na revista científica Nature Medicine em novembro de 2020.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No curso natural da doença, o HPV, por exemplo, faz com que o organismo demore meses para reagir, e mesmo assim a produção de anticorpos acontece em níveis baixos. Mas duas ou três doses da vacina, administradas por injeções intramusculares e carregando uma proteína da superfície do vírus "empacotada" em partículas que simulam a estrutura viral, são capazes de proteger totalmente os pacientes contra o câncer causado pelo patógeno.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Análise

Atendimentos por telemedicina no Brasil crescem 172% em 2023 após lei que regulamenta saúde digital

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo


"Existe essa mesma expectativa no caso do Sars-CoV-2", diz Flávio da Fonseca, pesquisador da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia. "Ele é um vírus complexo, que tem várias formas de interferir na resposta imune gerada pelo hospedeiro. Portanto, consegue desvirtuar, digamos, a resposta normalmente desencadeada por uma infecção natural. Na pessoa vacinada, a reação do organismo não fica influenciada por essas proteínas do vírus, o que pode potencializar a proteção."

Publicidade


Um guia sobre o tema produzido em fevereiro de 2021 pela Sociedade Britânica de Imunologia também aponta essa possibilidade. "É provável que, numa parcela significativa da população, a vacina seja capaz de induzir uma imunidade mais eficaz e duradoura do que a produzida pela infecção natural", diz o guia. Segundo a publicação, esse é mais um motivo para que até as pessoas que já tiveram a Covid-19 também se vacinem, reforçando assim sua resposta normal após a recuperação.


Outros fatores também podem concorrer para que as vacinas contra o Sars-CoV-2 tenham desempenho superior ao da infecção natural (e com muito menos riscos). A administração em duas doses separadas por um intervalo curto, que por enquanto tem sido o método mais comum de vacinação, é capaz de "treinar" o sistema imune de maneira mais intensa do que um único contato com o vírus.

Publicidade


Além disso, muitas vacinas carregam os chamados adjuvantes -substâncias acessórias capazes de ativar o sistema imune de maneiras que independem dos componentes propriamente ditos do vírus, responsáveis por preparar uma "memória" específica de anticorpos e células dedicados a combatê-lo.


No caso das vacinas contra a Covid-19 feitas com RNA (molécula "prima" do DNA), que produzem uma resposta imune muito potente, pode-se dizer que a vacina funciona como "adjuvante de si mesma". Isso porque a simples presença de uma molécula de RNA estranha ao organismo cria uma reação quase imediata, que acaba dando um estímulo considerável aos outros efeitos da vacinação.

Publicidade


POR QUE AS VACINAS CONTRA A COVID-19 PODEM PRODUZIR IMUNIDADE 'SUPER-HUMANA'


1 - Algumas doenças infecciosas, como o sarampo, são capazes de produzir imunidade para a vida toda.

Publicidade


2 - Nesses casos, a pessoa que sobrevive à infecção natural está livre do risco dali por diante. Já a vacina, em duas doses, pode não ter esse efeito, embora consiga deter a doença quando a maior parte da população a recebe


3 - Outras infecções virais e bacterianas, porém, geram resposta imune fraca naturalmente, mas as vacinas são capazes de desencadear uma proteção robusta e duradoura. É o caso das vacinas contra HPV e de vacinas desenvolvidas recentemente contra catapora. Esse tipo de imunidade é conhecida como "super-humana"

Publicidade


Por que isso acontece?


- A vacina não contém as características que vírus e bactérias usam para escapar do sistema imune
- O emprego de duas doses ajuda a "treinar" melhor o sistema imune
- Certas vacinas contêm adjuvantes, que aumentam o estímulo às defesas do organismo


Fórmula padronizada diminui chances de reações diferentes de pessoa para pessoa

Há indícios preliminares de que as vacinas contra Covid-19 podem ter esse efeito. Seja como for, não há dúvida de que elas são muito mais seguras do que uma infecção natural pelo vírus​


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade