Notícias

Saiba quais são os sintomas e o tratamento para a doença

21 jun 2017 às 07:43

A sífilis é uma doença cujo contágio acontece pelo ato sexual, mas a mãe também pode passar para os filhos durante a gravidez, se não for tratada. De acordo com o urologista José Renato Monteiro Fabretti, o primeiro sintoma é uma ferida indolor no pênis ou na vulva ou vagina da mulher. Essa ferida, contudo, some após uma semana, em média.

Semanas depois, outros sintomas surgem, como febre, dor de garganta, ínguas nas axilas e outras regiões. "A pessoa pensa que é um resfriado, mas é segundo estágio da doença", diz o médico.


Passado esse estágio, a doença entra em uma fase latente, na qual permanece por anos. Entretanto, a bactéria pode causar danos a órgãos vitais, como o coração, o fígado e até o cérebro. "A pessoa pode sofrer de problemas nervosos, cegueira, paralisia ou demência." E completa: "a sífilis matou Al Capone na prisão, por demência."

O diagnóstico e o tratamento são rápidos e acessíveis. Para descobrir se tem o vírus no organismo, é necessário fazer o teste de sangue rápido nos postos de saúde ou em laboratórios particulares. O tratamento é feito à base de penicilina, descoberta nos anos 1940.


Continue lendo