A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (22), a proibição da importação, da distribuição, da utilização e da comercialização do lote P90357A do produto Neocate Hypoallergenic. O alimento é um conteúdo líquido de 400g com data de fabricação 02/2009, data de validade 02/2011 e fabricado pela empresa SHS International Ltda., da Inglaterra.
A decisão da Agência é baseada em alerta da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) da Argentina que informou sobre a presença de salmonela no referido lote. "Apesar do produto não ter sido importado pelo Brasil, conforme informado pela Support Produtos Nutricionais Ltda, importadora de alimentos desta empresa em nosso país, por precaução, proibimos a importação do lote que apresentou problemas na Argentina", explica Denise Resende, gerente geral de Alimentos da Anvisa.
O único produto da marca Neocate com registro no Brasil é o alimento para situação metabólica especial para nutrição enteral ou oral formulado para distúrbios da digestão ou absorção de nutrientes e alergias alimentares. "É importante dizer que o produto com registro autorizado em nosso país não apresentou, até o momento, nenhum desvio de qualidade", complementa Denise.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Salmonelose
A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela spp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarréia, calafrios, náusea e vômito. Esse microorganismo é encontrado principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes e oferece sérios riscos à saúde.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Anvisa.