Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estudo

Salmonelas podem ser usadas para combater infecções

Agência Fapesp
08 fev 2011 às 17:15

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Salmonelas são bactérias muito conhecidas por causarem infecção alimentar e problemas como diarreia, gastroenterite e septicemia. Apesar disso, a presença de salmonela no intestino é comum e nem todos os subtipos da bactéria causam problemas intestinais - ao contrário disso, um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, mostra que a salmonela pode ser usada para combater infecções.

Em artigo que será publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas descrevem como usaram a salmonela para transportar enzimas preparadas para combater o vírus até determinadas células. Tudo feito de modo seguro e sem causar complicações. A novidade funcionou em camundongos infectados com citomegalovírus - tipo de vírus da herpes comum em regiões pobres - em uma solução oral que não precisou ser injetada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Um número de vacinas, entre as quais contra poliomielite e varíola, usam vírus vivos, mas enfraquecidos, para fortalecer o sistema imunológico. Essa é a primeira vez, porém, que se consegue modificar geneticamente uma bactéria para o tratamento de uma infecção viral", disse Fenyong Liu, um dos autores do estudo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná

Imagem de destaque
Dados do Ministério da Saúde

95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença

Imagem de destaque
Preocupante

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz


Os pesquisadores usaram a salmonela por se tratar de um organismo que sobrevive ao sistema digestivo humano, o que permite ser usada de modo oral, mais conveniente de ser administrado do que se inalada ou injetada. O grupo usou uma linhagem da salmonela atenuada e conhecida como segura, que também é usada na vacina para febre tifoide. Como a salmonela invade facilmente as células, os cientistas usaram o organismo para transportar ribossomos capazes de bloquear a atividade genética do citomegalovírus.

No estudo, os camundongos que receberam os ribossomos transportados pela salmonela viveram duas vezes mais do que os outros também infectados mas que não ingeriram a bactéria. "O estudo se centrou no uso da salmonela e de ribossomos para combater infecções, mas, com mais estudos, esse método poderá ser usado eventualmente para tratar outras condições, entre as quais o câncer", disse Liu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo