O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Londrina formou mais três turmas de profissionais do Suporte Básico de Vida (SBV), totalizando cinco turmas já formadas. Ao todo, nas três novas turmas, foram capacitados 71 profissionais do SAMU, entre técnicos de enfermagem e condutores socorristas de Londrina, Cambé e Rolândia.
Com duração total de 12 meses, o curso teve início em 2014 e foi realizado por meio do convênio entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde. O curso acontece por meio de uma plataforma online e foi conduzido por enfermeiros tutores do SAMU de Londrina.
"Foram, ao todo, 175 horas de aulas teóricas e práticas, reunidas em 16 módulos que abordam Emergências Clínicas e Emergências Traumáticas, além de Saúde Mental da população em todos os ciclos da vida, bebês, crianças, adultos, idosos e gestantes", contou o gerente do Samu de Londrina, Cleiton Santana. "A capacitação tem como objetivo qualificar a assistência prestada pelos profissionais do Samu, melhorando o atendimento à população", complementou.