Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trotes e enganos

Samu Londrina recebeu cerca de 10 mil chamadas inválidas em 2019

Redação Bonde com N.Com
06 fev 2020 às 10:31
- Secretaria Municipal de Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Responsável pelo atendimento de toda população em Londrina, tanto da área urbana como dos distritos, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebe, em média, 16 mil chamadas telefônicas por mês, através do número 192.

A ligação para o Samu é gratuita, e o atendimento fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Porém, dentre essas ligações recebidas, há muitos casos de trotes ou chamados que não são casos de urgência e emergência, e isso prejudica muito o bom andamento do serviço.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, Londrina conta com 18 ambulâncias do Samu para Suporte Básico e Avançado, mais uma unidade aeromédica, que realiza o transporte do paciente em helicóptero, e o TEC (Transporte Emergencial Centralizado), voltado aos casos de menor risco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil


Na equipe do Samu Londrina atuam os profissionais médico, enfermeiro, condutor socorrista, auxiliar de enfermagem e telefonista. A cada ocorrência o telefonista pede os dados essenciais, como queixa do paciente, endereço completo e pontos de referência. Em seguida, o médico se informa sobre a situação para analisar qual tipo de ambulância deve ser encaminhada. Em alguns casos, quando não é preciso que a equipe se desloque até o paciente, são feitas as orientações para que o próprio paciente procure uma unidade de saúde.

Publicidade


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a Prefeitura de Londrina investe cada vez mais na saúde pública, beneficiando diretamente as atividades realizadas pelo SAMU. Isso, por consequência, permite um atendimento mais rápido e eficaz para todos os londrinenses que dependem desse serviço.


"No início da atual administração, eram dois médicos disponíveis por Unidade de Pronto Atendimento, e agora estamos são oito, ou seja, mais de quarenta médicos nas portas de entrada das unidades de urgência e emergência. As ambulâncias do SAMU eram três, hoje são dezoito. Entendemos que temos que estar preparados para atender a população com cada vez mais qualidade, e é para isso que temos trabalhado”, conta Machado.

Publicidade


Quando a central do 192 recebe a chamada, o sistema identifica qual número está fazendo a ligação. Dentre as 160.896 ligações registradas pelos atendentes em todo o ano de 2019, quase quatro mil foram trotes. Outras 3.874 foram canceladas, e 1.492 eram por engano.


Entretanto, segundo a gerente de Urgência e Emergência em Saúde do Município, Renata Morais Alves, a estimativa do Samu Londrina é de que o número de trotes em 2019 atingiu em torno de cinco mil ligações. "Sempre que a pessoa liga para o Samu, identificamos o número e abrimos uma ocorrência. Mas no caso dos trotes é comum que a pessoa ligue repetidamente, até quatro ou cinco vezes, através do mesmo número. E mesmo atendendo cada uma das chamadas, não registramos no sistema essas ligações repetidas, por saber de antemão que são tentativas de trote. Então sabemos que esse indicador é inferior ao número real de trotes recebidos, por não apontarmos todas elas no sistema, para não perdermos tanto tempo”, detalhou.

Publicidade


Além dos trotes, os pedidos de atendimento para o Samu também são prejudicados quando o paciente aciona o serviço, mas não se enquadra nos casos clínicos de responsabilidade do Samu. Alguns exemplos de situações em que o Samu deve ser acionado são problemas cardiorrespiratórios, crises convulsivas ou de hipertensão, choque elétrico, queimaduras graves, trabalhos de parto em que a mãe ou o bebê estejam em risco de vida, intoxicações ou envenenamento, entre outros casos urgentes que representem risco de morte, sequela ou provoquem grave sofrimento.


O Samu não deve ser acionado se o paciente não está em risco, ou seja, apresenta sintomas como febre alta, vômito ou diarreia, dor de dente, pequenos sangramentos, sofre de dores crônicas, e demais situações que não precisam de atendimento médico urgente.


Para a gerente de Urgência e Emergência em Saúde, o uso indevido do Samu por parte da pessoa que não está em uma situação de urgência e emergência causa ainda mais transtornos do que a ligação de trote.

"Se essa pessoa exagera os sinais e sintomas que está tendo, quer uma carona para o hospital ou Pronto Atendimento, ou até mesmo considera que com o Samu vai ter um atendimento preferencial, ela está usando indevidamente esse serviço. E é algo grave, pois a equipe só vai descobrir quando chegar no local que não se trata de uma emergência, desperdiçando os recursos públicos e dificultando que um caso realmente urgente seja atendido naquele momento”, ressaltou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade