Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais verba para área

Saúde +10 supera meta de assinaturas em Londrina

Redação Bonde com CML
05 abr 2013 às 20:49

Compartilhar notícia

Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Movimento liderado pelas Comissões de Seguridade Social e de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores de Londrina, em parceria com o deputado estadual Tercílio Turini (PPS), divulgaram na tarde desta sexta-feira o resultado da coleta de assinaturas de adesão ao Movimento Saúde + 10, que defende o aumento dos investimentos do governo federal na saúde. Trata-se de uma campanha nacional para apresentação ao Congresso de um projeto de lei de iniciativa popular que estabelece destinação de 10% do orçamento da União à Saúde. Em Londrina, foram coletadas mais de 6 mil assinaturas.

O trabalho de coleta das assinaturas foi realizado nos últimos quinze dias no Fórum Eleitoral e contou com o apoio do juiz Ademir Ribeiro Richter responsável pelo recadastramento biométrico no município. O Movimento Saúde+10 é uma iniciativa do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, liderado por uma frente composta por mais de 40 instituições com o objetivo de garantir que a União faça o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas para a área da saúde pública brasileira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim, como a lei já garante que o município repasse 15% do seu orçamento para a saúde e os estados 10%, o projeto propõe alteração da Lei Complementar n° 141/2012, visando garantir que a União também seja obrigada a repassar 10% do seu orçamento para a saúde. De acordo com a vereadora Lenir de Assis (PT), presidente a Comissão de Seguridade Social, a meta nacional é a coleta de 1,6 milhão de assinaturas, sendo que o Paraná ficou responsável por 100 mil assinaturas e Londrina estabeleceu como meta a coleta de 5 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saúde infantil

Alergias e puberdade precoce podem ser sinais do uso de cosméticos adultos por crianças

Imagem de destaque
4,3 mil casos confirmados

Boletim da dengue aponta estabilidade na curva epidemiológica em Londrina

Imagem de destaque
conscientização

Insuficiência cardíaca: conheça os fatores de risco e sintomas para evitar o diagnóstico tardio

Imagem de destaque
101 óbitos no total

Paraná registra mais 1.535 casos e quatro óbitos por dengue


"Ultrapassamos a nossa meta o que demonstra que a população aderiu ao movimento e está preocupada com a saúde e quer mais recursos para o SUS. Temos que agradecer o apoio do Juiz Ademir Richter que colaborou com o movimento e do deputado Tercílio Turini, que demonstrou que a parceria entre Câmara de Vereadores e Assembléia Legislativa foi coroada de êxito", afirmou a vereadora.


Já a vereadora Elza Correia (PMDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher comemorou a adesão da população ao Movimento Saúde+10, ressaltando que o apoio popular vai garantir a pressão para que deputados e senadores aprovem a matéria e garantam mais recursos para investimento em saúde. "No entanto é necessário que o Governo Federal também participe efetivamente com mais recursos na área da saúde para garantir qualidade de vida para a população", disse a vereadora.

Para o deputado estadual Tercílio Turini a aprovação do projeto de iniciativa popular no Congresso Nacional poderá garantir mais R$ 40 bilhões no orçamento anual da saúde para todo Brasil. "Hoje o orçamento do Ministério da Saúde corresponde a 6% do orçamento nacional, mas este percentual poderá ultrapassar os 10% , com a aprovação do projeto de iniciativa popular", frisou o deputado. E continuou: "Mais de 80% da população depende do SUS. No Paraná o projeto pode garantir um incremento de 1,5 bilhão por ano para investimento nos hospitais públicos e filantrópicos. É óbvio que precisamos melhorar a gestão da saúde pública no Brasil, mas também são necessários mais recursos para o setor", finalizou o deputado Tercílio Turini. No início da próxima semana, o deputado estadual Tercilio Turini entregará ao secretário de Saúde do Estado, Michelle Caputo Neto e aos representantes do Conselho Estadual de Saúde os documentos com assinaturas coletadas na cidade para posterior encaminhamento à Brasília (DF).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas