Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Saúde adota nova metodologia de análise dos casos

AEN-PR
23 mar 2020 às 12:21

Compartilhar notícia

- Jaelson Lucas /AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde adotou neste domingo (22) uma nova metodologia para análise de casos de Covid-19. Até então prevalecia o município de notificação, mas agora é considerada a residência. A mudança facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e circulação do coronavírus pelas equipes de saúde.

Outra alteração é que todas as notificações de síndromes respiratórias pelos serviços de saúde passaram a constar no boletim oficial do Estado como casos em investigação. A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos a partir da constatação de "estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Paraná adotou esse modelo mesmo sem ter identificado transmissão comunitária. Dessa forma, a Secretaria da Saúde garante mais transparência e efetividade de informação, e evita dados desencontrados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Lacen pesquisará 21 vírus de uma só vez


O Lacen (Laboratório Central do Estado) incluiu neste domingo (22) o exame para o novo coronavírus na sua Pesquisa de Vírus Respiratórios. A alteração permite análise de 21 vírus de uma só vez. Até sábado, as amostras passavam por um exame de 20 vírus e, caso nenhum fosse detectado, a amostra seguia para o teste específico de coronavírus.

O Lacen também aumentará a quantidade de exames realizados. A medida considera os novos insumos que o laboratório vai receber nos próximos dias. O local tem alta capacidade de processamento e, dessa maneira, a tendência é de identificados melhor os pacientes com Covid-19 e adotar medidas de contenção da circulação de forma ainda mais rápida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo