Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Saúde adota nova metodologia de análise dos casos

AEN-PR
23 mar 2020 às 12:21
- Jaelson Lucas /AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde adotou neste domingo (22) uma nova metodologia para análise de casos de Covid-19. Até então prevalecia o município de notificação, mas agora é considerada a residência. A mudança facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e circulação do coronavírus pelas equipes de saúde.

Outra alteração é que todas as notificações de síndromes respiratórias pelos serviços de saúde passaram a constar no boletim oficial do Estado como casos em investigação. A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos a partir da constatação de "estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Paraná adotou esse modelo mesmo sem ter identificado transmissão comunitária. Dessa forma, a Secretaria da Saúde garante mais transparência e efetividade de informação, e evita dados desencontrados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


Lacen pesquisará 21 vírus de uma só vez


O Lacen (Laboratório Central do Estado) incluiu neste domingo (22) o exame para o novo coronavírus na sua Pesquisa de Vírus Respiratórios. A alteração permite análise de 21 vírus de uma só vez. Até sábado, as amostras passavam por um exame de 20 vírus e, caso nenhum fosse detectado, a amostra seguia para o teste específico de coronavírus.

O Lacen também aumentará a quantidade de exames realizados. A medida considera os novos insumos que o laboratório vai receber nos próximos dias. O local tem alta capacidade de processamento e, dessa maneira, a tendência é de identificados melhor os pacientes com Covid-19 e adotar medidas de contenção da circulação de forma ainda mais rápida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade