Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dengue

Saúde altera horário de aplicação do fumacê em Londrina

Redação Bonde com N.Com
29 jan 2013 às 14:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde alterou o horário de aplicação do fumacê. A partir desta terça-feira (29), três equipes dispersaram o conteúdo das 7h às 10h, na região norte. Amanhã (30), a intenção é pulverizar imóveis no Conjunto Habitacional União da Vitória e no Jardim Pinheiro. Com a mudança, os técnicos pretendem atingir maior número de mosquitos.

De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, a antecipação de uma hora na aplicação potencializa o inseticida dada a condição climática do horário. "Antes, o inseticida começava a ser aplicado às 8h. Agora, começamos os trabalhos a partir das 7h, pois neste horário há pouco vento e pegamos o início da inversão térmica, quando o clima não está muito quente. Além disso, o Aedes aegypti começa a se alimentar assim que o dia amanhece, ou seja, a partir das 5h. Aplicar o fumacê mais cedo gera melhor aproveitamento do produto", explicou Belisário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Os moradores devem deixar a casa aberta para que o inseticida entre nos cômodos, pois ele funciona por contato. Ou seja, é preciso que as gotículas do produto atinjam os mosquitos para que eles sejam eliminados. O produto só pode ser dispersado quando o vento está no máximo a 6 quilômetros por hora, sendo que atinge até 50 metros de distância do equipamento que o dispersou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Cada dupla de agentes de endemias consegue pulverizar, em média, 200 imóveis por dia, o que representa seis quarteirões por equipe. Os locais escolhidos para a aplicação do veneno são planejados de acordo com informações sobre os casos suspeitos da dengue e casos confirmados, divulgados pelo Setor de Epidemiologia em conjunto com o Setor de Endemias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo