A Secretaria Municipal de Saúde intensifica os locais de vacinação contra a dengue para aumentar a eficácia da campanha de imunização contra a doença, já que a primeira fase não atingiu a abrangência esperada. Para isso, levam as doses para fora das unidades de saúde, na expectativa de aumentar o atendimento a jovens entre 15 a 27 anos.
Neste sábado (11), uma barraca foi instalada no Calçadão de Londrina, próximo a agência do Banco do Brasil. Também está programada para ocorrer no Londrina Norte Shopping e no Planet Shopping, entre 14h e 20h. No domingo, o atendimento será realizado na feira livre da avenida Saul Elkind. A partir de segunda-feira, os servidores permanecerão no Calçadão entre 9h e 17h. A partir de terça-feira, os jovens também poderão ser imunizados no Terminal Central, entre 17h30 e 20h30.
Prevenção e conscientização
Leia mais:
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
A agente de viagens Lais Carmagnani, de 25 anos, já havia sido imunizada na 1ª etapa da campanha realizada entre agosto e setembro do ano passado. Ela aproveitou a ida ao centro da cidade na manhã deste sábado para tomar a 2ª dose. "É importante prevenir", frisou. O atendimento no Calçadão vai até às 17h30.
O local esteve movimentado durante a manhã, mas a aplicação das doses foi rápida. "Eu não tive dengue, mas é bom a gente se proteger e é tranquilo tomar a vacina", disse o auxiliar administrativo Lucas Carlos da Silva, de 20 anos. A recepcionista Daniela Gomes, de 18 anos, não teve a mesma sorte. Infectada duas vezes pelo Aedes aegypti, ela sentiu os sintomas causados pela doença. "Tive dengue há 2 anos. Fiquei internada dois dias tomando soro. Depois tive outra vez. Assim que saiu a vacina, eu já procurei para tomar", contou.
Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde ajudaram no trabalho de conscientização dos jovens. Cerca de 700 pessoas foram vacinadas no último sábado. Até a última quarta-feira (8), 4.710 doses haviam sido aplicadas.
A enfermeira da rede municipal de saúde, Mariza de Oliveira, ressaltou que a vacina não deve ser aplicada em gestantes, em mulheres que estão amamentando, em pessoas que receberam outras vacinas nos últimos 30 dias, em quem possui doença grave ou faz uso de corticoide. A campanha de vacinação contra a dengue começou no dia 3 de março e vai até o dia 31. A intenção é imunizar 135 mil pessoas em Londrina.
As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde e previnem contra quatro subtipos do vírus da dengue. A 3ª e última etapa da campanha será realizada em setembro.