A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a partir da próxima terça-feira (15) os testes rápidos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A população terá à disposição, além do teste rápido de HIV, os exames de Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.
Ao todo, das 53 unidades de saúde da cidade, 45 delas vão dispor dos testes rápidos. Os resultados dos exames levam de 15 a 30 minutos para ficarem prontos. Para a realização dos testes, os profissionais da saúde passaram por capacitação em julho do ano passado, onde receberam as instruções das portarias do Ministério da Saúde que estabelecem os padrões e metodologia de aplicação.
Para o enfermeiro e instrutor da Secretaria de Saúde, Edvilson Cristiano Lentine, os novos testes ajudam na prevenção de doenças e no tratamento precoce. "Com a vinda dos novos exames rápidos é possível ter o diagnóstico precoce das doenças, o que dá condições para que as pessoas recebam o tratamento adequado. Além disso, é preciso que a população atente para o fato que muitas são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas, o que dificulta ainda mais seu reconhecimento e tratamento", explicou o enfermeiro.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Em 2012, 2.278 pessoas realizaram o teste rápido de HIV no CTA. De acordo com os técnicos da Secretaria de Saúde, é esperado um aumento de casos positivos de Sífilis dado o aumento de testes que serão realizados.