A Secretaria Municipal de Saúde informou que vai contratar 14 médicos para atuarem nas unidades de atendimento em Londrina. Serão nove clínicos-gerais designados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro pediatras no Pronto de Atendimento Infantil (PAI) e um anestesiologista para a Maternidade Municipal. Além deles, também fazem parte do "reforço" cinco auxiliares de enfermagem que atuarão nas unidades básicas de saúde. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (13) pelo gestor da pasta, Gilberto Martin. A previsão é que as equipes comecem a atuar no próximo mês.
Houve também redução nos horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na zona rural de Londrina. Os postos de Irerê, Taquaruna, Paiquerê, Guairacá e São Luiz fecharão as portas às 15h em vez de 17h, como ocorria habitualmente. As unidades de Guaravera e Três Bocas vão funcionar até as 16h, enquanto os postos de Selva, Regina e Warta atenderão até as 15h30. Habitualmente mais movimentadas, as unidades de Maravilha e Lerrovile seguem funcionando até as 17h. Todos abrem às 7h.
Martin afirmou ainda que os moradores que precisarem de atendimento emergencial devem se deslocar imediatamente a hospitais de Londrina. Os postos, segundo ele, são unidades destinadas a casos de menor gravidade.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Programa de fitoterapia
O secretário Gilberto Martin anunciou também a suspensão do Programa de Fitoterapia para o segundo semestre. Os pacientes que já estão em tratamento serão devidamente acompanhados pelas UBSs e redirecionados pelo Programa. "Não vamos deixar ninguém desamparado com relação a atendimentos, só que não temos mais condições de manter este programa no mesmo ritmo, pois ele resulta em um gasto de 720 mil reais por ano", disse.