A Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para a conscientização em relação aos cuidados necessários para o período de férias e feriados, principalmente, quando as pessoas estarão ausentes para festividades de final de ano. Os trabalhos de vistorias domiciliares funcionam normalmente até sexta-feira (21), retornando na quarta-feira (26) e, encerrando o ano no dia (28).
A equipe de endemias está chamando a atenção das pessoas sobre os cuidados que devem ter, não só quando estiverem em casa, mas também quando se ausentarem, em relação ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Há ações importantes para evitar a proliferação do mosquito, como as tampas dos vasos sanitários que devem permanecer fechadas e a água dos animais deve ser trocada, para não deixar a água parada.
Outras medidas importantes para evitar a proliferação do mosquito, neste período, é deixar alguém para vistoriar suas casas e quintais em momentos que estiverem ausentes, pelo menos duas vezes por semana. Essa atenção deve ser direcionada aos lugares que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, ralos, calhas, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um checklist dos pontos que merecem atenção, no link https://goo.gl/Rozyn9.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Números
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta terça-feira (18), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.853 notificações relacionadas à doença. Deste total, 34 casos foram confirmados, 2.418 descartados e outros 401 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.