Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Saúde conclui trabalho de campo para elaboração do 2º LIRAa deste ano

Redação Bonde/N.Com
17 abr 2017 às 15:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, concluiu, na quinta-feira (13), o trabalho de campo necessário para elaboração do 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. Nesta primeira etapa do trabalho foram vistoriados cerca de nove mil imóveis de 185 localidades da área urbana, incluindo residências, comércios e terrenos baldios, onde são verificadas, nas amostras de água parada, se há larvas de mosquitos.

Quando são encontradas larvas, elas são encaminhadas para análise em laboratório, a fim de identificar se a larva é do Aedes aegypti ou de outro mosquito. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, os quais também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O trabalho contou com o envolvimento de 200 agentes de endemias e de servidores do Ministério da Saúde. O próximo passo é concluir a análise das amostras coletadas em laboratório, para elaboração do relatório final. A previsão é de que os dados sejam concluídos em duas semanas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula

Imagem de destaque
5 milhões de doses até o fim do mês

Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça


Exposição
A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com as ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta terça-feira (18), a partir das 9 horas, haverá uma exposição sobre o Aedes em um evento cultural organizado pela comunidade do Jardim Nova Esperança, na região sul de Londrina. Haverá várias oficinas socioeducativas tendo como tema principal o meio ambiente. As ações serão desenvolvidas na Rua Sebastião Pedroso de Moraes, 245.


Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, os agentes de endemias montarão exposições de mostruários do caramujo africano, da esquistossomose e bicho barbeiro. "A população também vai receber informações sobre a leishmaniose e orientações, por meio de maquetes, sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti", informou.

A exposição do larvário demonstra o ciclo evolutivo do mosquito, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto. Haverá ainda demonstração do quintal certo e errado e exposição de materiais lúdicos que representam os materiais que podem acumular água, servindo de criadouros para o mosquito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo