A Secretaria de Saúde de Apucarana confirmou na manhã deste sábado (6) a morte de duas pessoas por gripe A, entre o final de agosto e o início deste mês no Hospital da Providência.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Aguinaldo Ribeiro, as vítimas foram infectadas pelo vírus H3N2. "Os óbitos pela gripe A foram confirmados com a chegada dos exames laboratoriais nesta semana", afirmou.
De acordo com ele, um idoso de 69 anos que residia na cidade de Apucarana morreu há aproximadamente 10 dias. Ele já possui doenças crônicas, mas Ribeiro acredita que o quadro se agravou com a confirmação da gripe A.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A outra vítima era um homem de 31 anos, que morava em Jandaia do Sul e foi encaminhado para o Hospital da Providência, onde faleceu na última terça-feira (2).
O superintendente ressaltou a necessidade da imunização por meio da vacina, principalmente dos grupos de risco, como gestantes, crianças, idosos e profissionais da saúde. "As outras pessoas devem procurar a vacinação na rede particular. Além disso, a prevenção com a higiene pessoal, lavagem das mãos e uso de álcool gel são importantes", ressaltou.
Essa é a terceira morte registrada pela 16ª Regional de Saúde neste ano. Em março, um homem de 44 anos morreu em Arapongas.