Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na região do Alto Piquiri

Saúde confirma quatro casos de botulismo no PR

Redação Bonde com AEN
19 mar 2012 às 10:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, na última sexta-feira (16), quatro casos de botulismo alimentar no Paraná, ocasionados pelo consumo de um tipo de salsichão na forma crua. Os casos foram registrados nos meses de janeiro e fevereiro deste ano e confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência de São Paulo, no dia 14 de março. Três casos foram registrados no município de Alto Piquiri e um caso em Iporã, ambas cidades do Noroeste do estado. Duas pessoas morreram, uma permanece internada em estado grave e uma já teve alta.

De acordo com a investigação feita pela vigilância epidemiológica, evidências mostram que os quatro pacientes consumiram o salsichão Piquiri em náilon de maneira crua, o que é hábito na região. "Chegamos a suspeitar de outros produtos de origem animal, mas descartamos porque não conseguirmos relacionar o produto a todos os pacientes que apresentaram os sintomas de botulismo. A investigação foi concluída com o exame laboratorial do paciente e do produto consumido por ele", disse a coordenadora do Centro de Investigação e Respostas Rápidas de Vigilância em Saúde, Angela Maron de Mello.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O botulismo alimentar é uma doença grave de início súbito e difícil diagnóstico. Ela causa paralisia dos músculos, podendo ocasionar a morte. Poucas doenças fazem um quadro clínico parecido. "Os dois pacientes que estão vivos receberam o soro antibotulínico em tempo. Um terceiro paciente chegou a receber o soro, mas como tinha outras doenças não sobreviveu", explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.112 casos em 2024

Paraná registra mais 112 casos de coqueluche

Imagem de destaque
Temas sensíveis

Redes sociais viram ferramenta para urologistas discutirem saúde sexual masculina

Imagem de destaque
Saúde

Mortes por AVC caem no Brasil, mas aposentadorias por invalidez dobram

Imagem de destaque
Saiba mais

Exposição a calor extremo de menores de 1 ano aumentou 250% no Brasil de 2014 a 2023


INTERDIÇÃO – Ainda durante a investigação, a Vigilância Sanitária Estadual determinou a interdição cautelar de todos os lotes do Salsichão Piquiri em náilon, fabricado pela Indústria e Comércio de Carnes e Frios Richter Ltda., de Alto Piquiri, por suspeita de contaminação dos produtos por toxina botulínica. Somente, a 12ª Regional de Saúde recolheu 934 quilos do produto para que sejam inutilizados. A empresa também foi orientada a parar a produção até que possa devolver ao comércio o produto seguro para consumo.

Publicidade


A partir da confirmação dos casos, que são raros, a Secretaria da Saúde propôs a criação de um grupo de trabalho para redirecionar as ações de fiscalização de produtos de origem animal. "As empresas terão que instituir boas práticas e os órgãos competentes irão monitorar o teor dos aditivos e dos conservantes dos produtos e também orientar a população dos riscos desses produtos. Os casos de botulismo confirmados hoje mostraram que ainda existe fragilidade nesta área", disse o chefe da Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana.


Ele também orienta os consumidores para que não comprem produtos sem o selo de inspeção. "Além disso, o produto deve estar conservado adequadamente e sempre que possível deve-se assar, cozinhar ou fritar o produto antes de consumi-lo", ressaltou Santana.


O coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Consumidor do Ministério Público, Ciro Scheraiber, enfatizou que o MP vai fazer um trabalho preventivo para garantir que os produtos comercializados sejam seguros. "Vamos trabalhar junto com a Secretaria da Saúde e outros órgãos para orientar as empresas quanto às boas práticas", disse.

O Ministério da Saúde encaminhou uma carta ao Centro de Investigação e Respostas Rápidas de Vigilância em Saúde parabenizando a equipe do Paraná pela condução e conclusão do caso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo