Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Cambará

Saúde descarta morte por dengue no Norte Pioneiro

Agência Estadual de Notícias
11 jan 2013 às 18:20

Compartilhar notícia

- Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria estadual da Saúde descartou nesta sexta-feira (11), por meio de exames laboratoriais, a morte suspeita de dengue no município de Cambará, no Norte Pioneiro. A Secretaria ainda investiga a real causa da morte, visto que os exames de outras doenças (leptospirose, hantavirose, febre amarela, entre outros) ainda não têm resultados.

O paciente de 37 anos, morador de Cambará, começou a apresentar febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e diarreia no dia 5 de janeiro e foi internado no dia 7. O quadro se agravou e ele foi transferido no dia 9 de janeiro para Jacarezinho, mas não resistiu e morreu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A partir deste caso, a 19ª Regional de Saúde fez ações de bloqueio no município, não encontrando nenhum outro caso suspeito", afirma o coordenador da Sala de Situação da Dengue, Ronaldo Trevisan. Segundo ele, os 22 municípios da regional não registram casos da doença desde maio do ano passado, sendo o último caso confirmado em Cambará.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

Imagem de destaque
Tinha comorbidades

Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé

Imagem de destaque
Caráter excepcional

Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne


DENV 4 - A Secretaria da Saúde também registrou dois casos de dengue tipo 4 – um em Maringá e outro em Paranavaí. De acordo com a 14ª Regional de Saúde o caso de Paranavaí é autóctone (quando a infecção ocorre dentro do Estado). A 15ª Regional de Saúde ainda investiga se outro caso é autóctone ou importado. Os dois pacientes estão sendo acompanhados pelos serviços de saúde e não evoluíram para a forma grave da doença.

Publicidade


Até o momento nenhum caso autóctone de Denv 4 foi confirmado no Paraná. O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, carrega um dos quatro tipos de vírus da doença existentes no mundo (Denv-1, Denv-2, Denv-3, Denv-4). No Paraná já circularam três variações do vírus, com a predominância do Denv-1 nos dois últimos anos.


Independente do caso de Denv-4 ser importado ou não, as equipes de saúde dos municípios paranaenses devem estar em alerta, pois toda a população paranaense é suscetível ao novo sorotipo.


A principal preocupação das autoridades sanitárias é com relação aos casos graves de dengue que podem evoluir para morte. "O quadro clínico de um paciente se agrava quando ele já teve contato com o vírus da dengue e é novamente infectado", destaca Trevisan.

O coordenador enfatiza que é fundamental que pessoas infectadas contribuam e permitam que seja feita a coleta do sangue para a identificação do vírus da dengue. Isto facilita o monitoramento viral no Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo