A Secretaria Municipal de Saúde desistiu de diminuir em uma hora o atendimento oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) 16h, localizadas nos conjuntos União da Vitória (zona sul) e Maria Cecília, na região norte de Londrina. "O Conselho Municipal de Saúde pediu para que o atendimento não fosse modificado e foi o que fizemos", resumiu o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza.
A proposta passou a ser cogitada em março. Na época, o secretário justificou dizendo que a redução iria ajudar o município a economizar em horas extras e conseguir isonomia na jornada de trabalho dos médicos concursados.
Souza adiantou que a secretaria vai voltar a discutir a mudança mais para frente, principalmente para os postos localizados em regiões que podem receber Unidades de Pronto Atendimento (UPA). "No caso da UPA, o Governo Federal ajuda a custear o atendimento com o envio de R$ 500 mil por mês", disse o secretário.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Atualmente, o município trabalhar para ativar a UPA localizada no jardim Sabará, na zona oeste. Há, ainda, a expectativa da construção de outras duas unidades. Jardim do Sol, também na região oeste, e bairros das zonas norte e sul são cogitados para receber os locais.