Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Preocupação

Saúde divulga dados atualizados sobre dengue e sarampo em Londrina

Redação Bonde com N.Com
13 set 2019 às 14:32
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Londrina divulgou informações atualizadas sobre a dengue e o sarampo no município. De acordo com os dados, a cidade registra 13.546 notificações relacionadas à dengue, das quais 3.200 foram confirmadas, 9.570 descartadas, e outras 776 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Embora o número de confirmações tenha diminuído de 78 em julho para 13 em agosto, a doença continua sendo uma preocupação para o município, principalmente com a chegada das estações mais quentes, que favorecem a eclosão dos ovos do Aedes aegypti.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, o vírus da dengue continua circulando em Londrina e as pessoas continuam adoecendo em decorrência disso. "Os focos do mosquito estão dentro das casas das pessoas, está claro que nós criamos o Aedes como bicho de estimação em casa", alertou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Como medida de combate do vetor da dengue, a SMS vai promover, neste sábado (14) e domingo (15), uma ação de recuperação dos imóveis que os agentes não conseguiram vistoriar, por estarem fechados. No sábado a atividade será realizada em imóveis localizados em todas as regiões da cidade. No domingo, serão vistoriados os imóveis nas regiões oeste (Jardim Tókio, Jardim Olímpico e Vila Industrial); região sul (Jardim Acapulco); e região norte (Conjunto Maria Cecília).

Publicidade


Sarampo - A SMS informou que o município contabiliza quatro casos suspeitos de sarampo, os quais estão em investigação: uma criança de 4 anos, que teve contato com pessoas de São Paulo e aguarda o resultado da segunda amostra, já que a primeira foi inconclusiva. Uma de 11 meses, que não teve contato com pessoas com sarampo; uma de 12 anos, que também não teve contato com pessoas acometidas pela doença; e uma de 40 anos, que teve contato com pessoas de São Paulo.


Até agora, receberam a dose adicional da vacina contra sarampo, voltada para crianças entre 6 meses e 11 meses, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), 1.716 bebês em Londrina, o que representa 33% de cobertura entre as 5.182 crianças com esta faixa etária no município. A dose adicional começou a ser aplicada no dia 22 de agosto.

Publicidade


A diretora de Vigilância em Saúde contou que o número de doses aplicadas deveria ser maior, considerando que a vacina já está sendo ofertada há quase um mês para este público-alvo. "Os pais já tiveram diversas oportunidades para vacinar os filhos, mas percebemos que nos últimos dias a procura pela imunização diminuiu. Solicitados que estas crianças sejam levadas para as unidades de saúde, para que recebam a vacina", apontou.


Além da dose adicional, o Ministério da Saúde mantém a vacinação de rotina contra sarampo, voltada para crianças com um ano de idade e com 15 meses, ministrada na tetra viral, contra caxumba, sarampo, rubéola e varicela. A vacina contra sarampo é recomendada para todas as pessoas abaixo de 50 anos. As que estão na faixa etária de 1 a 29 anos devem receber duas doses e as com 30 a 49 anos, uma dose. Acima de 50 anos, ela é aplicada em circunstâncias especiais. Além disso, os profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade.

As pessoas que vão para áreas de risco também devem ser imunizadas, 15 a 20 dias antes de se deslocarem. A vacina disponibilizada na rede pública é a tríplice viral, que além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola. A sua eficácia está em torno de 90%. O total de vacina tríplice viral aplicada em toda a população de Londrina, de janeiro a setembro, foi de 19.122 doses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade